O que é Estado

estado

O estado, nada mais é que uma agência que detém o monopólio da violência para fazer cumprir a vontade dos grupos que o compõe e se hierarquizam em poder decisório. Qualquer definição além dessa é mero exercício retórico.

O monopólio da violência é invariavelmente usado para enforcement das legislações e decretos produzidas sob encomenda desses grupos do núcleo duro da gestão estatal ou conectados, de alguma forma ao pântano do estamento burocrático.

Na URSS esse monopólio foi usado para expropriar a população e forçar à trabalhar em gulags todo aquele que os agentes executivos assim determinassem. No terceiro Reich, o monopólio legiferante e da força colocava qualquer um em campos de concentração e câmaras de gás. E mesmos nos países ditos livres ou “democráticos” quem não dançar conforme a música da classe política e suas oligarquias associadas, é preso, expropriado ou morto.

Só é possível manter propriedades, tocar negócios, fazer escolhas pessoais porque a elite burocrática constitucionalista AINDA permite. Dar um pouco de liberdade pro gado é essencial para otimização do output social e fiscal que enche os bolsos dos grupos de interesse que compõe ou manipula a máquina estatal.

Não existe estado capitalista, estado ‘objetivista’, estado paternalista. Todo estado é socialista, sem exceção. Varia apenas a intensidade, nuances do modelo e a forma como o spread de violência é operacionalizado. Estado é apenas violência. Acreditar que possa existir um estado de Schröendinger (um estado não estado ao mesmo tempo) é um contradicto, um oximoro.

Em um ordenamento de direito natural com a propriedade e associações voluntárias como epicentro, todo uso da força é defensivo/retaliativo. Por sua própria natureza descentralizada e baseada em acordos de defesa mútua, ninguém, nenhum grupo, partido, sindicato, empresa, oligarquia pode impor nada à ninguém ou iniciar agressão, tributação ou espoliação contra ninguém. Todas as relações são praxeológicas.

Estado é a lei do mais forte. Lei da selva. O oposto de uma ordem de direito natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais
Antártida
Política

A verdade sobre a mortalidade relacionada ao clima

Em seu recente discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden abandonou o termo “mudanças climáticas“. Aparentemente, a frase não é assustadora o suficiente. Em vez disso, como observou o New York Times, Biden empregou uma frase aliterativa diferente: crise climática. Que o clima da Terra está mudando e que a atividade humana […]

Leia Mais