O que os recentes ataques à creche e escolas tem a nos dizer

fachada da creche onde ocorreu o ataque

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Já é de longa data que ataques à escolas e creches vem acontecendo em vários países. Os EUA são um dos palcos onde estes casos aconteceram com destaque. O Brasil também é um dos países que foi cenário de muitas tragédias deste tipo. E os casos mais recentes – um em uma escola e outro em uma creche – reascendem do debate sobre estes acontecimentos.

O ataque à creche em Blumenau (SC)

O ataque mais recente aconteceu em Blumenau, SC. O local do ataque foi a creche Cantinho Bom Pastor, que fica na Rua dos Caçadores, no bairro Velha. As vítimas têm entre 4 e 7 anos, sendo quatro delas mortas e quatro feridas.

De acordo com a polícia, o autor do ataque, um homem de 25 anos, chegou de motocicleta na creche, pulou o muro iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a chegada da polícia, o criminoso se entregou.

vídeo da creche onde ataque aconteceu | Reprodução: YouTube/UOL

Também foi descoberto que o autor do crime possui antecedente criminais:

Outros ataques similares

Um outro ataque similar ocorreu em 23 de março, dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo (SP). O autor do crime foi um adolescente de 13 anos. Segundo a polícia, ele esfaqueou quatro professores e um aluno. Uma das vítimas, uma professora de 71 anos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Nesta terça-feira, em uma escola em Osasco (SP), um aluno de 14 anos foi denunciado por portar um canivete e estiletes. Os professores suspeitaram que poderia se tratar de mais uma tentativa de ataque similar ao ocorrido em Vila Sônia.

A Secretária Estadual de Educação de SP (SEDUC-SP) informou que nos últimos meses tem havido várias ameaças de ataques à escolas de São Paulo. As ameaças começaram logo após o ataque realizado em março, na Vila Sônia.

Desde então, o órgão vem investigando o caso e verificando o que pode estar por trás destas ações, além da preocupação com a possiblidade de novos ataques.

Como casos como o da creche e das escolas poderiam ser evitados

Sempre que ataques à escolas acontecem (geralmente com arma de fogo), desarmamentistas entram em cena e gritam que o aumento das restrições do acesso às armas é a solução. Além disso ser uma falácia por não lidar corretamente com o problema – e também por atentar contra o direito dos indivíduos de se armarem – eles não levam em conta casos como os atuais, onde os ataques foram realizados com armas brancas.

Com ou sem armas de fogo, indivíduos decididos a realizar ataques encontrarão alguma maneira. Como foi o caso dos últimos ataques. E por mais que seja verdade que armas de fogo potencializem os ataques, a verdadeira raiz da questão está na falta de segurança nas escolas.

Desarmamentistas acham uma escândalo a ideia de vigilância armada em escolas, baseados puramente em um falso moralismo que demoniza a arma de fogo per se. Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas.

Os partidários do desarmamentismo podem usar seu falso moralismo e manipulação das estatísticas à vontade, mas é inegável que espaços onde há vigilância armada são menos sujeitos a ataques como os que ocorreram na creche em Blumenau e na escola em Vila Sônia.

Se queremos evitar que crimes hediondos como estes que dizimaram a vida de crianças e adultos inocentes sejam evitados, não há alternativa a não ser garantir segurança armada nestes espaços. Alguns podem enxergar como um exagero. Mas não há exagero quando se trata de evitar perdas de vidas inocentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais