Pesquisa do Instituto Cato indica tendência estatista dos mais jovens

Jovens estatistas

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O Instituto Cato realizou recentemente uma pesquisa para avaliar o nível de aprovação dos americanos quanto à implementação das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC, na sigla em inglês).

A pesquisa revelou que grande parte dos cidadãos não está familiarizada a tecnologia e, com isso, seu potencial de vigilância associado. Quando informados, geralmente se opõe. Os informados que ainda assim a aceitam são desproporcionalmente os mais jovens. Os mais novos parecem tender a priorizar segurança à liberdade e privacidade.

Percentual de respondentes favoráveis (por faixa etária) à vigilância governamental em residências privadas. Fonte: Pesquisa Nacional Instituto Cato CBDC 2023.

As perguntas não foram apenas sobre esse tema em específico, no entanto. A mesma pesquisa avaliou a aprovação dos americanos quanto à instalação de câmeras de vigilâncias em todas as residências pelo governo como parte do esforço de luta contra a violência doméstica e outras atividades ilegais. Os resultados são apresentados a seguir.

A pesquisa mostrou que 75% dos respondentes foram contra a instalação de câmeras de vigilância do governo em ambientes residenciais privados; 14% foi a favor e 10% não soube responder. A porcentagem, contudo, foi drasticamente alterada quando discriminadas as respostas por idade. Considerando os mais jovens, os chamados da “geração Z”, com menos de 30 anos, 29% dos entrevistados afirmaram que aprovariam a ideia; em contraste, os respondentes acima de 45 consistentemente aprovaram apenas 6% das vezes. O apoio reduziu substancialmente com o passar da idade.

Não foi encontrada diferença substancial entre os respondentes com relação a sua ideologia política, se mais de esquerda ou mais de direita, contudo, os pertencentes à esquerda foram levemente mais favoráveis. Negros e hispânicos foram mais propensos que brancos e asiáticos a aceitar as medidas de vigilância, talvez associado ao contexto de maior violência no qual tendem a estar inseridos.

Para finalizar, o Instituto Cato relacionou as duas respostas, revelando que mais da metade dos que aprovaram a vinda dos CBDCs também aprovou a instalação das câmeras.

A pesquisa foi realizada entre 27 de fevereiro e 8 de março deste ano, por meio da entrevista de 2000 americanos, com margem de erro de 2,54% para mais ou para menos.

Algumas considerações

Não é possível saber pela pesquisa quanto desse efeito é resultado da pouca idade, e da visão de mundo mais imatura geralmente associada, e quanto constitui fenômeno geracional.

Os dois efeitos trabalha certamente em conjunto aqui, pois a geração mais nova já nasce inserida em um mundo tecnológico que constantemente tende a reduzir sua privacidade, tornando-os mais acostumados com exposição e menos propensos a questioná-la.

Nada prova ser o caso, mas, se essa tendência permanecer nas próximas décadas, pode-se esperar o crescimento do estado sem grandes limitações. Escrevi em outro lugar que o poder do estado advém da mentalidade presente em todos que nele acreditam. Força é suficiente para conquistar um povo, mas não para domá-lo e liderá-lo. Para isso, é necessário a aprovação da maioria, ou ao menos sua não resistência, o que também é fruto da mentalidade reinante pela existência, por exemplo, do medo associado à incerteza. Todo dominador não deve apenas se mostrar útil, mas necessário; assim, abrirá caminho para sua dominação perpétua.

O que as próximas gerações aceitarão como normal, só o tempo dirá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais