PIX Internacional: Mais um Passo para uma Única Moeda Global

Para aqueles que acompanham o mercado e o Gazeta Libertária, não é novidade que o PIX foi uma porta de entrada criada para a implementação das moedas estatais digitais.

Há algum problema nisso? Pois bem, com a entrada das moedas estatais digitais (CBDC sigla em inglês para Central Bank Digital Currency), os Bancos Centrais passarão a ter controle total sobre a circulação da moeda, bem como a quantidade de dinheiro que você tem, todas as transações que você faz e assim por diante.

A existência de uma moeda digital estatal permite que o Banco Central (BC) não dependa mais do atual sistema bancário para realizar sua política monetária. Sendo assim, toda a política fiscal e monetária estará nas mãos do BC.

O PIX Internacional nesse contexto

Enfim, isto posto, o assunto agora é outro. Uma das pautas em discussão são as possíveis mudanças nas normas cambiais que visam abrir caminho para PIX internacional. O intuito é fazer com que as mudanças sejam em função de baratear e fortalecer pequenas transações entre as moedas.

Portanto, as próximas etapas do já em funcionamento PIX – sistema de pagamento instantâneo do BC – devem abarcar a implementação do PIX internacional, cujo objetivo é permitir a transferência de recursos do Brasil para o exterior e vice-versa. Isso porque o mundo caminha rumo às moedas digitais estatais. Conforme pesquisas, 80% dos bancos centrais já iniciaram projetos para desenvolvimento de moedas digitais e isso obviamente inclui o BC do Brasil, cujo presidente já declarou que imagina o real digital em circulação até 2023. A China, por exemplo, foi a primeira das grandes potências a lançar uma moeda digital.

Porém, ainda em estudo, a nova ferramenta (PIX internacional) não tem previsão para entrar em vigor. Entretanto, a tendência é que o BC do Brasil inicie uma série de mudanças nas normas cambiais em breve, planejando melhorar o atual sistema cambial e introduzir novas tecnologias.

Os Primeiros Passo na direção do PIX Internacional

Para se ter uma noção, de novembro de 2020 até janeiro de 2021, a autoridade monetária abriu uma Consulta Pública de nº 79 (CP 79), com intuito de receber sugestões da proposta de aperfeiçoamento da regulamentação cambial. O assunto já foi até mesmo discutido em um Webinar realizado pela Associação Brasileira de Internet (ABRANET). Este Webinar, que recebeu o nome de “CP 79: A Evolução dos Facilitadores de Pagamento Internacionais”, aconteceu no dia 13/04/2021.

De acordo com o chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (DEREG), a CP recebeu mais de 300 contribuições e todas estão sendo analisadas pelo BC, antes da nova norma ser votada pela diretoria colegiada do banco.

Eles deixam claro que o propósito é trazer modernas formas de pagamento de maneira mais clara para dentro da regulamentação cambial, bem como abrir um leque de possibilidades de operações e potencializar os serviços prestados por meio digital. Portanto, podemos chegar à conclusão de que não só o Brasil, mas o mundo caminha a passos largos para um sistema internacional a fim de, em breve, ser implementada uma moeda única mundial e totalmente digital.

Isso não é algo novo, é um desejo antigo. Em 2009, por exemplo, a ONU defendeu a criação de uma moeda única global; já em 2020, o FMI propôs uma moeda digital global e chegou citar o fim do domínio do dólar; segundo a Forbes, a China propôs nesse ano uma regra global para moedas digitais de bancos centrais; e daí por diante.

Enquanto isso não acontece, resta-nos apenas ficar no aguardo dos próximos capítulos e, claro, sempre de olho no mercado internacional para que possamos nos manter atentos e sempre protegidos contra o leviatã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais