Polícia apreende 106 máquinas de mineração de Bitcoin no RS

Polícia apreende 106 máquinas de mineração de Bitcoin em RS

Na última terça-feira (1), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul apreendeu 106 máquinas de mineração de Bitcoin sob acusação de furto de energia. Durante a operação, dois homens foram presos em flagrante.

A fazenda de mineração ficava em Morro Reuter, pequeno município de 6.500 pessoas que fica há 60 km da capital gaúcha. De acordo com os jornais, o responsável pelos equipamentos é um empresário de 31 anos, sem identidade revelada, residente da cidade de Campo Bom.

Como a mineração de criptomoedas não é ilegal no Brasil, a operação teve início com base no furto de energia, usada para alimentar tais equipamentos.

Operação Krypto apreende máquinas de mineração de Bitcoin

O caso foi denunciado pela concessionária responsável pela distribuição de energia na região, a RGE que forneceu ajuda junto ao Instituto-Geral de Perícias. (IGP). A Operação Krypto foi liderada pela Polícia Civil de Dois Irmãos e resultou na apreensão de 106 equipamentos de mineração.

De acordo com o Jornal Repercussão, dois homens foram presos. Um deles, responsável por cuidar do local, foi preso por posse de arma de fogo após a polícia encontrar um revólver no local. Já o segundo, dono da fazenda de mineração, foi preso em flagrante e responderá por crime de furto de energia elétrica. Ambos pagaram fiança e responderão em liberdade.

Conforme pode ser visto no vídeo gravado pela Polícia Civil, a fazenda era bem arquitetada, contendo tanto isolação acústica, quanto um robusto sistema de ventilação. O vídeo você confere aqui.

Embora a PF não tenha revelado os modelos, é possível identificar que tais máquinas eram ASICs, usadas para mineração exclusiva de Bitcoin. Segundo a Polícia Civil, o valor total dos equipamentos apreendidos beiram a faixa de 1 milhão de reais, sem contar outros gastos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SpikeToSpike
Criptomoedas

Compre ou venda Bitcoin com a SpikeToSpike e ajude o povo do Rio Grande do Sul

A SpikeToSpike, rede P2P de Bitcoin, está com uma campanha para ajudar o povo do Rio Grande do Sul atingindo pelas enchentes. Através do cupom BTCRS, além de você ter um desconto especial de 25% nas taxas, você também estará contribuindo com doações para a população gaúcha atingida pelas inundações. Como funciona? Basta acessar o […]

Leia Mais
Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais