Polícia investiga boicote à profissionais esquerdistas no Whatsapp

Lista de boicote à empresas e profissionais esquerdistas é denunciada à polícia

Pelo visto, não é possível nem mais boicotar uma empresa ou profissional de acordo com suas preferências. Nem incentivar tal atitude. Bom, é o que a polícia está tentando fazer.

Alguns profissionais denunciaram à polícia que estavam sendo compartilhadas mensagens no Whatsapp incentivando pessoas a evitar comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

As denúncias foram feitas nos estados de SC e PR. A polícia instaurou um termo circunstanciado para investigar crime de injúria eleitoral. Bom, como boicotar não é crime, arranjaram uma brecha na lei para criminalizar a livre escolha dos acusados.

Nas mensagens compartilhadas, há os nomes dos profissionais e comerciantes dos dois estados, junto com a frase “o povo de direita não deve frequentar nem gastar o seu dinheiro”.

Você pode conferir o exemplo de um print destas mensagens de incentivo ao boicote abaixo:

A especialista em direito trabalhista, Ana Carolina Moreira de Carvalho, afirma ter recebido informações sobre a lista de boicote no dia 18 de outubro. Ainda segundo ela, além da Polícia Civil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já foram acionados. É, os profissionais e empreendedores supostamente esquerdistas não deixaram barato.

“Em princípio, foi uma mensagem no WhatsApp que foi repassando e foram incluindo quem elas achavam que poderia ser ‘esquerdista’, ou ‘comunista’, ou ‘petralha’, conforme a palavras que estão circulando”

disse a advogada.

A Polícia Civil informou que além de instaurar um termo circunstanciado após ser comunicada pelo MPSC, todas as “medidas cabíveis” para elucidação do caso serão tomadas. A OAB por sua vez disse que acompanha “atentamente a apuração e seus desdobramentos junto às autoridades responsáveis pela investigação”.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (claro, não poderia faltar) também foi procurado. No entanto, até agora não retornou nenhuma resposta.

Pois é, como nossas “digníssimas” autoridades não podem prender alguém pela prática de boicote, resolveram apelar para a “injúria eleitoral”. Veja só, nem o direito de repudiar alguém por suas preferências políticas é mais possível.

Independente da motivação do boicote, todo indíviduo possui o direito de incentivar qualquer ação não agressiva em relação a qualquer indíviduo ou instituição. Pois essa é a essência de uma sociedade verdadeiramente livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

STJ
Direito

STJ decidiu que abuso de menina de 12 anos que engravidou não era estupro

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a relação sexual entre um homem de 20 anos e uma menina de 12 anos (que engravidou após o ato) não era crime. O julgamento ocorreu na última terça-feira, tendo 3 votos a favor da decisão e 2 contra. O julgamento havia iniciado após […]

Leia Mais
PEC das Drogas
Direito

CCJ do Senado aprova PEC das Drogas

Foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na última 4ª feira (13.mar.2024) a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) das drogas. A proposta proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. A medida é mais um ataque do estado às liberdades individuais. A aprovação se deu […]

Leia Mais
Pistola de água Carnaval
Direito

Governador da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistola de água durante o Carnaval para combater “machismo e misoginia”

Foi aprovada na última segunda-feira (29) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Lei nº 14.584, que proíbe a utilização de pistolas de água e objetos similares durante o Carnaval e festas de rua. Segundo o governador, a medida visa prevenir assédios contra mulheres. O evento em que ocorreu a aprovação da lei, teve a […]

Leia Mais