Quarta dose da vacina não vai parar o Omicron

Quarta dose da vacina

Mesmo uma quarta dose da vacina “não é boa o suficiente” para prevenir a variante Omicron, de acordo com um estudo preliminar em Israel.

No mês passado, o Sheba Hospital testou uma quarta injeção em mais de 270 funcionários da saúde, com 154 recebendo o jab da Pfizer e 120 recebendo o Moderna.

Os pesquisadores revelaram nessa segunda-feira que ambos os grupos mostraram um aumento “ligeiramente maior” de anticorpos do que após a terceira injeção – mas ainda não é o suficiente para prevenir o Omicron, variante mais recente.

Apesar do aumento dos níveis de anticorpos, a quarta dose oferece apenas uma defesa parcial contra o vírus”, disse o Dr. Gili Regev-Yochay, diretor da unidade de doenças infecciosas do hospital que lidera o estudo.

“As vacinas, que foram mais eficazes contra as variantes anteriores, oferecem menos proteção contra a Omicron”, disse Regev-Yochay, acrescentando que as vacinas “não são boas o suficiente” para prevenir a nova variante.

Mas o estudo levantou questões sobre a decisão de Israel sobre ser o primeiro no mundo a oferecer uma segunda dose de reforço – e a quarta no geral – para sua população com mais de 60 anos.

O governo afirma que mais de 500.000 pessoas receberam a quarta dose da vacina nas últimas semanas. Mas o país ainda registrou números recordes de infecções, embora 80% dos residentes adultos de Israel estejam vacinados com duas doses e mais da metade já recebeu o reforço.

Horas após a divulgação dos resultados, o Sheba Hospital pediu para “continuar a campanha de vacinação … mesmo que a vacina não forneça proteção ideal contra a variante”.

A mídia hebraica informou que o hospital foi pressionado a emitir essa declaração depois que o Ministério da Saúde não gostou dos resultados do estudo, segundo o The Times of Israel.

O Dr. Nahman Ash, diretor do Ministério da Saúde de Israel, também insistiu que as descobertas não significam que o esforço para a quarta dose foi um erro.

“Ele retorna o nível de anticorpos ao que era no início do terceiro reforço. Isso tem grande importância, especialmente entre a população mais velha”, disse ele ao Canal 13 da TV. Tire suas próprias conclusões…

Na terça-feira, o governo israelense disse que estava reduzindo o período obrigatório de quarentena de sete para cinco dias a fim de manter a economia funcionando.

“Esta decisão nos permitirá continuar protegendo a saúde pública por um lado e manter a economia girando por outro, mesmo que seja difícil, para que possamos passar por essa onda com segurança”, disse o primeiro-ministro Naftali Bennett.

Texto por Lee Brown. Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais