Omicron significa chega!

Nós não sabemos muito sobre esse tópico ainda, mas a variante Ômicron já está levando muitos governos a reimpor as proibições de viagensum gesto inútil. No momento em que essas proibições estiverem em vigor, a variante provavelmente já terá passado das fronteiras nacionais imaginárias. Como a maior parte do que fizemos na “luta contra a Covid“, as proibições de viagens são um teatro.

A verdadeira questão aqui é por quanto tempo vamos permitir que as variantes sejam exploradas para manter uma “Covidocracia”?

Omicron parece ser altamente instável, o que é ruim. Mas a instabilidade é parte integrante da Covid, muito mais do que a gripe e muito mais do que a maioria dos vírus patogênicos, da varíola ao sarampo, que parecem nunca sofrer mutação em nenhum sentido apreciável.

A aparente boa notícia é que as empresas farmacêuticas podem implantar uma nova vacina para lidar com novas variantes em apenas 100 dias. Esse é um salto fantástico na ciência médica.

Parece que 100 dias serão suficientes para o Omicron e praticamente qualquer outra variante se espalhar pelo mundo. A Pfizer espera incríveis US$ 36 bilhões somente neste ano em receita antes dos impostos de sua vacina Covid.

Nesse meio tempo, o que pode ser feito? Muitos vão querer o mesmo de sempre – a rotina de “15 dias para achatar a curva” que cientistas e políticos adotaram nos primeiros dias de Covid. Isso ao mesmo tempo que alguns países europeus que prometiam um retorno à normalidade estão restabelecendo os bloqueios pré-Omicron.

Não importa quantas vezes seja demonstrado que não podemos simplesmente continuar fazendo isso, apenas parecemos continuar fazendo. É como estar no filme “Groundhog Day”, mas sem nenhuma das partes divertidas.

Precisamos aceitar que um vírus que sofre mutação na taxa da Covid terá “spin-offs” que são mais ou menos transmissíveis. A evolução favorece aqueles que se espalham mais facilmente, como vimos com Delta. Portanto, independentemente do resultado do Omicron, podemos esperar outras cepas que são mais transmissíveis. Sim, a evolução também favorece patógenos mais brandos porque um germe que mata seu hospedeiro se reproduz com menos eficiência. Mas considerando que a Covid já está comparativamente fraca (em torno de uma taxa de recuperação de 99%, mesmo em países pobres), não há pressão evolutiva para se tornar mais fraca ainda.

Basicamente, temos duas maneiras sensatas de lidar com as novas variantes. Uma seria uma vacina que mira numa porção do vírus que não sofre mutação, então não estaremos sempre brincando de pega-pega. Isso tem sido o Santo Graal das vacinas contra a gripe, mas não significa que não possa ser feito. Com a Covid e gripe. Os mercados podem oferecer um prêmio à primeira empresa que fizer isso, por exemplo.

Em segundo lugar, como acontece com a gripe, precisamos aprender a conviver com ela. Isso significa que as precauções se tornam voluntárias. O argumento contra isso até agora tem sido que os sistemas de saúde estão aparentemente sempre à beira do colapso. Os fãs de “Jornada nas Estrelas” se lembrarão de episódios após episódios em que o engenheiro-chefe, Mister Scott, disse que a nave estava a ponto de “se despedaçar”. Mas de alguma jeito isso nunca aconteceu. Da mesma forma, repetidamente nos disseram que os sistemas de saúde estavam entrando em colapso, mas, como com a nave estelar Enterprise, eles de alguma forma “milagrosamente” sobreviveram aos picos de Covid. É apenas um dispositivo de enredo empolgante.

Você não precisa ser um louco das “teorias da conspiração” para ver que muitas pessoas ganharam muito com uma pandemia perpétua e, portanto, desejam que ela continue. Não. É hora de acabar. Precisamos dar a essa variante um novo nome de alfabeto grego: Omega. Como em “O último.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais
Antártida
Política

A verdade sobre a mortalidade relacionada ao clima

Em seu recente discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden abandonou o termo “mudanças climáticas“. Aparentemente, a frase não é assustadora o suficiente. Em vez disso, como observou o New York Times, Biden empregou uma frase aliterativa diferente: crise climática. Que o clima da Terra está mudando e que a atividade humana […]

Leia Mais
Lula
Política

58% dizem que Lula fez menos do que se esperava pelo Brasil

Em pesquisa realizada pelo Datafolha na última quinta-feira (21), 58% dos entrevistados afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos pelo Brasil do que se esperava no seu governo. O resultado é um ponto percentual acima do apontado no último levantamento, realizado em dezembro do ano passado. Os que acham que […]

Leia Mais