Recessão econômica à vista?

Aumenta a desaceleração econômica no Brasil

Em um artigo recente do Gazeta do Povo, é apresentado um cenário nada esperançoso para a economia brasileira. Ao consultar vários economistas das mais diversas instituições, o artigo aponta sinais de uma possível recessão econômica está por vir.

Alta de juros

Entre os fatores apontados pelo artigo como causadores da desaceleração econômica, está a alta de juros. Com isso, vem as condições cada vez mais restritivas para se obter crédito, o que limita o crescimento das vendas.

Some-se a isso o crescente endividamento das famílias. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 30,3% das famílias brasileiras têm contas atrasadas. Este é o maior patamar desde março de 2016, e 79,2% tem dívidas a vencer.

Desaceleração econômica é mais evidente na indústria

O artigo também aponta que um dos setores onde a desaceleração econômica é mais evidente é na indústria. De acordo com o IBGE, a produção teve um encolhimento de 1,1% nos nove primeiros meses deste ano e 2,3% no acumulado de 12 meses.

Ainda segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento, emprego e utilização da capacidade instalada teve tecuo em setembro. Para o banco MUFG, a combinação das condições mais apertadas para se obter crédito, junto a alta taxa de juros em meio a um aumento de endividamento das famílias, levará a uma demanda mais fraca de bens mais caros, como veículos, eletrônicos e eletrodomésticos.

Isso está totalmente de acordo com a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE). Segundo a TACE, a expansão da oferta monetária sem uma poupança prévia leva a uma expansão da economia que só poderia ser sustentada em situações normais por uma poupança prévia dos recursos.

(Para um entendimento melhor da Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos, leia este artigo do economista austríaco Ludwig von Mises)

Mais sinais de desaceleração econômica

Além da indústria pesada, outros setores da economia também vem sentindo o impacto da desaceleração econômica. O setor de serviços, mesmo sendo o com a melhor performance, já está com um crescimento muito abaixo dos níveis anteriores a pandemia.

O varejo também se encontra em uma situação mais favorável que o da indústria pesada. No entanto, mesmo ele vem sofrendo uma contratação, com uma queda em suas vendas de 0,7% nos últimos 12 meses.

Expectativas

Para economistas, a estimativa para 2023 é incerta. Isso principalmente devido as dúvidas sobre a condução da política fiscal que o novo presidente, Lula, irá tomar.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) para excluir o Bolsa Família do teto de gastos e declarações do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, repercutiram mal no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inflação 2024
Economia

Ipea: alta de preços acelera para todas as faixas de renda em fevereiro

A alta de preços no Brasil, que parecia controlada até o ano passado, acelerou no mês de fevereiro para todas as faixas de renda do país. As famílias de renda média alta foram as que mais sentiram o impacto, que afetou as mensalidades escolares e o preço dos combustíveis. Os dados estão no Indicador Ipea […]

Leia Mais
Déficit público
Economia

Agora vai? Ministério da Fazenda espera déficit de 0,25% para 2024

Segundo a equipe econômica do governo Lula, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias aponta para a possibilidade de um déficit de 0,25% neste ano. As afirmações da equipe foram feitas durante uma entrevista a revista Exame. Na entrevista, a equipe econômica afirmou que resultado das contas públicas de janeiro foi positivo, além […]

Leia Mais
Lula e Juscelino
Economia

Governo Lula quer regulamentar e-commerce para fortalecer Correios

O governo Lula planeja enviar ao Congresso, um projeto de regulamentação do ecommerce visando fortalecer os Correios. O texto está sendo elaborado por um grupo liderado por Juscelino Filho, ministro das Comunicações. A ideia surge após Lula retirar o Correios da lista de estatais a serem privatizadas. O ministro afirma que pretende atualizar a legislação […]

Leia Mais