Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Renato Moicano

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises.

“Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia Ludwig von Mises e As Seis Lições da Escola Austríaca de Ecomia”

O clipe completo você pode conferir abaixo:

O endosso de Moicano a Mises é um crédito para o crescente movimento de economia austríaca no Brasil, que não só obteve sucesso nas universidades e no sistema político, mas também culturalmente. Apesar da imposição do presidente socialista Luiz Inácio Lula da Silva e da extrema repressão à liberdade de expressão imposta à nação por meio do sistema judicial, conforme destacado por Elon Musk e jornalistas no X, o movimento Menos Marx, Mais Mises que cativou a política brasileira em 2016 continua a dar frutos.

Cada vez mais, o MMA tem se tornado uma arena para que os pensadores livres se oponham à ideologia progressista em todo o mundo. O UFC foi uma das primeiras grandes marcas a lutar contra a tirania da cobiça, e vários de seus lutadores utilizaram seus pódios para mensagens políticas que vão contra as narrativas aprovadas pelas empresas. Nenhum deles, entretanto, é tão subversivo quanto promover a sabedoria exclusiva de Mises e da escola austríaca.

Moicano repetiu sua mensagem no X após a luta:

“#ufc 300 Eu disse e direi novamente que se você se importa com a verdade, comece a ler mises… 6 lições mudaram minha perspectiva sobre dinheiro, inflação e política!!! #ufc #austrianschoolofeconomics”

O “As 6 Lições” a que Moicano se refere é o livro Economic Policy de Mises, que foi um de seus livros populares de maior sucesso. Republicado no Brasil como Seis Lições, Política Econômica aborda tópicos importantes como capitalismo, socialismo, inflação e outros.

Você pode ler o livro que inspirou o Moicano gratuitamente neste link.

Fonte: Mises Institute

Siga o conselho de Renato Moicano

E se você também defende a liberdade de expressão e a liberdade econômica, leia os livros deste gigante da ciência econômica que é Ludwig von Mises. Além da já citada 6 Lições, você pode ampliar sua percepção sobre a imoralidade e falibilidade do socialismo lendo sua grande obra Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica, tradução excelente para o português feita pela Editora Konkin.

Você pode clicar aqui para baixar o PDF grátis e aqui para obter a versão mobile. (Infelizmente a Editora Konkin não possui mais estoque da versão física no momento. Mas acompanhe seu perfil no Instagram pois sempre há o anúncio de uma nova remessa do livro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais