Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Elon Musk e Alexandre de Moraes

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública.

Confira abaixo:

Elon Musk ainda prosseguiu e fez vários comentários sobre a censura de Moraes e do STF em várias publicações e respostas a publicações no X:

Essa censura agressiva está violando a lei e vontade do povo do Brasil”

“A melhor maneira de combater a desinformação é responder com informações precisas e não com censura”

Reação da esquerda

Como era de se esperar, a esquerda política reagiu de forma raivosa ao questionamento de Elon Musk sobre a censura. Afinal, foi graças ao autoritarismo judiciário de Moraes e do STF que toda oposição aos mandos e desmandos do PT e do estado brasileiro foi calada.

E claro, com as acusações de sempre, como a de que o Musk estaria favorecendo a “extrema-direita”.

E como não poderia ser diferente, as críticas do tipo começaram com a presidente do PT, Glesi Hoffmann:

E o sobrinho neto de Dilma Rousseff, Pedro Rousseff, tambem fez suas críticas:

E é claro, o youtuber Felipe Neto não podia ficar se fora da discussão, e disparou suas acusações baseadas na falsa narrativa esquerdista que o Brasil estava a “beira de um gope” (coisa que já mostramos aqui ser falso):

F*da-se @elonmuskVocê não tem ideia do que estamos enfrentando aqui e de quão perto chegamos de ter um golpe de Estado em nosso paísESPECIALMENTE por causa dos teóricos da conspiração e neofascistas idiotas que você está tentando proteger a todo custo.Espero que o Twitter seja fechado no Brasil enquanto você for o dono dele”

Reações positivas

Ao mesmo tempo em que houveram reações negativas contra os comentários de Elon Musk, houve apoio e endoço destes comentários por parte de grupos críticos aos abusos de Moraes e do STF.

Mesmo o New York Times, um jornal de viés progressista, havia trazido a tona a discussão sobre as medidas extremas de Moraes.

O famoso youtuber do canal Ei Nerd, Peter Jordan, chegou até mesmo a sugerir que as críticas do Musk ao Alexandre de Moraes fariam parte de uma estratégia de marketing para o Musk vender a ideia de que o X preza pela liberdade de expressão, e assim, atrair mais usuários das redes sociais concorrentes:

Próximas medidas do Elon Musk

Após suas críticas a Moraes e ao STF, Elon Musk afirmou que irá retirar todas as restrições sobre as contas que haviam sido suspensas por ordem do judiciário brasileiro:

Estamos suspendendo todas as restrições. Esse juiz aplicou multas enormes, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso à 𝕏 no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos toda a receita no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.

Ele tambem afirmou que irá expor todas as medidas ilegais que Moraes impôs a vários usuários do X:

Em breve, 𝕏 publicará tudo o que foi exigido por @Alexandre e como essas solicitações violam a lei brasileira. Esse juiz traiu descarada e repetidamente a constituição e o povo brasileiro. Ele deveria renunciar ou sofrer um impeachment.Que vergonha @Alexandre, que vergonha.”

O X pode ser suspenso do Brasil?

Após as críticas de Musk a Alexandre de Moraes, muitos internautas cogitaram a possibilidade da rede social ser banida do Brasil. No entanto, caso isso ocorra, os internautas ainda poderão recorrer a alternativas para driblar ao bloqueio da plataforma, utilizando VPN, proxy ou o aplicativo Orbot, da rede Tor. De preferência, criando perfis anônimos para evitar multas e outras punições do STF.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais