No verão de 2010, Satoshi Nakamoto era uma presença palpável no mundo nascente da moeda digital, ocupando-se em moldar o caminho do Bitcoin e participando de animados diálogos on-line. Em um período de duas semanas – de 2 a 17 de julho de 2010 – Nakamoto encontrou tempo para articular 73 respostas ponderadas em discussões específicas hospedadas no fórum bitcointalk.org. Foi nesse centro de discussão, em 29 de julho de 2010, que Nakamoto publicou de forma memorável sua frase agora famosa: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe”, em um tópico apropriadamente intitulado: “Escalabilidade e taxa de transação”.
O comentário de Nakamoto foi em resposta à declaração de outro defensor das criptomoedas que disse: “10 minutos é tempo demais para verificar se o pagamento é válido. Ele precisa ser tão rápido quanto passar um cartão de crédito é hoje”. Nakamoto respondeu dizendo:
“Veja o tópico sobre a máquina de lanches, eu descrevo como um processador de pagamentos poderia verificar os pagamentos suficientemente bem, na verdade muito bem (taxa de fraude muito menor do que a dos cartões de crédito), em algo como 10 segundos ou menos. Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe.”
A linha da máquina de lanches
O criador do Bitcoin deixou um link para a “thread da máquina de lanches”, que discute o problema de como permitir transações rápidas para pequenas compras, como em uma máquina de venda automática usando BTC. A questão é que as transações com BTC levam algum tempo para serem confirmadas no blockchain, de modo que alguém poderia gastar duas vezes antes de a transação ser confirmada e obter um produto de uma máquina de venda automática sem realmente pagar por ele. Os participantes discutiram ideias como contas de débito, serviços de caução e contas pré-pagas para permitir transações rápidas sem esperar pelas confirmações do blockchain.
O principal problema é que a rede Bitcoin leva cerca de dez minutos, em média, para confirmar as transações, mas os fornecedores precisam que as transações sejam processadas instantaneamente para entregar os produtos imediatamente. Mas se as transações não forem confirmadas, as pessoas podem gastar BTC duas vezes para enganar o sistema ou o fornecedor. No tópico do bitcointalk.org, foi sugerido um serviço de custódia para permitir transferências instantâneas entre contas e ainda fazer confirmações de blockchain, mas isso aumenta os custos por meio de terceiros.
Nakamoto sugere uma solução em que um processador de pagamentos fica atento a tentativas de gasto duplo e alerta se detectar alguma antes que uma transação se propague por toda a rede. Isso evitaria a maioria dos ataques de gasto duplo. Em seguida, Nakamoto fornece um exemplo simples da rapidez com que uma transação pode se propagar pela rede.
Neste exemplo, se uma transação tiver uma pequena vantagem, ela se espalhará pela rede mais rapidamente do que a outra (o gasto duplo). Isso ilustra o crescimento exponencial da propagação de transações – uma vantagem inicial pode resultar em uma vantagem esmagadora devido à natureza geométrica (exponencial) da propagação da rede.
“Portanto, se um gasto duplo tiver que esperar nem que seja um segundo, ele terá uma enorme desvantagem”, escreveu Nakamoto na época. “O processador de pagamentos tem conexões com muitos nós. Quando recebe uma transação, ele a envia e, ao mesmo tempo, monitora a rede em busca de gastos duplos. Se ele recebe um gasto duplo em qualquer um de seus muitos nós de escuta, então ele alerta que a transação é ruim.” acrescentou o inventor do Bitcoin:
“Uma transação com gasto duplo não iria muito longe sem que um dos ouvintes a ouvisse. O gastador duplo teria que esperar até que a fase de escuta terminasse, mas, até lá, a transmissão do processador de pagamento já teria alcançado a maioria dos nós ou estaria tão adiantada na propagação que o gastador duplo não teria nenhuma esperança de obter uma porcentagem significativa dos nós restantes.”
A “thread da máquina de lanches” desempenhou um papel recorrente em uma série de discussões ao longo do tempo. Após a resposta inicial de Nakamoto e uma resposta subsequente, aparentemente apressada, em um post separado, seu comentário foi notavelmente breve. Talvez o arquiteto do Bitcoin tenha sentido uma certeza sólida na solução fornecida anteriormente na “discussão sobre a máquina de lanches” ou, muito possivelmente, Nakamoto tenha sido inundado com outros compromissos naquele dia, o que levou a uma resposta mais breve.
As motivações exatas permanecem envoltas em mistério, mas o comentário sobre a falta de tempo para explicar foi, desde então, associado à narrativa mais ampla do Bitcoin. Ele é celebrado como um aforismo pungente, encapsulando o desafio inerente de realmente compreender a intrincada mecânica do Bitcoin.
Artigo escrito por Jamie Redman, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo
Deixe um comentário