Sabedoria de uma década: Desvendando a citação definitiva de Satoshi Nakamoto sobre os desafios das transações com Bitcoin, 13 anos depois

Satoshi Nakamoto

No verão de 2010, Satoshi Nakamoto era uma presença palpável no mundo nascente da moeda digital, ocupando-se em moldar o caminho do Bitcoin e participando de animados diálogos on-line. Em um período de duas semanas – de 2 a 17 de julho de 2010 – Nakamoto encontrou tempo para articular 73 respostas ponderadas em discussões específicas hospedadas no fórum bitcointalk.org. Foi nesse centro de discussão, em 29 de julho de 2010, que Nakamoto publicou de forma memorável sua frase agora famosa: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe”, em um tópico apropriadamente intitulado: “Escalabilidade e taxa de transação”.

O comentário de Nakamoto foi em resposta à declaração de outro defensor das criptomoedas que disse: “10 minutos é tempo demais para verificar se o pagamento é válido. Ele precisa ser tão rápido quanto passar um cartão de crédito é hoje”. Nakamoto respondeu dizendo:

“Veja o tópico sobre a máquina de lanches, eu descrevo como um processador de pagamentos poderia verificar os pagamentos suficientemente bem, na verdade muito bem (taxa de fraude muito menor do que a dos cartões de crédito), em algo como 10 segundos ou menos. Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe.”

A linha da máquina de lanches

O criador do Bitcoin deixou um link para a “thread da máquina de lanches”, que discute o problema de como permitir transações rápidas para pequenas compras, como em uma máquina de venda automática usando BTC. A questão é que as transações com BTC levam algum tempo para serem confirmadas no blockchain, de modo que alguém poderia gastar duas vezes antes de a transação ser confirmada e obter um produto de uma máquina de venda automática sem realmente pagar por ele. Os participantes discutiram ideias como contas de débito, serviços de caução e contas pré-pagas para permitir transações rápidas sem esperar pelas confirmações do blockchain.

Captura de tela do “exemplo aproximado da parte de trás do envelope” de Satoshi Nakamoto.

O principal problema é que a rede Bitcoin leva cerca de dez minutos, em média, para confirmar as transações, mas os fornecedores precisam que as transações sejam processadas instantaneamente para entregar os produtos imediatamente. Mas se as transações não forem confirmadas, as pessoas podem gastar BTC duas vezes para enganar o sistema ou o fornecedor. No tópico do bitcointalk.org, foi sugerido um serviço de custódia para permitir transferências instantâneas entre contas e ainda fazer confirmações de blockchain, mas isso aumenta os custos por meio de terceiros.

Nakamoto sugere uma solução em que um processador de pagamentos fica atento a tentativas de gasto duplo e alerta se detectar alguma antes que uma transação se propague por toda a rede. Isso evitaria a maioria dos ataques de gasto duplo. Em seguida, Nakamoto fornece um exemplo simples da rapidez com que uma transação pode se propagar pela rede.

O “Scalability and transaction rate thread” e o “snack machine thread” são duas postagens do bitcointalk.org que fornecem uma visão única da abordagem de Satoshi para a solução de problemas.

Neste exemplo, se uma transação tiver uma pequena vantagem, ela se espalhará pela rede mais rapidamente do que a outra (o gasto duplo). Isso ilustra o crescimento exponencial da propagação de transações – uma vantagem inicial pode resultar em uma vantagem esmagadora devido à natureza geométrica (exponencial) da propagação da rede.

“Portanto, se um gasto duplo tiver que esperar nem que seja um segundo, ele terá uma enorme desvantagem”, escreveu Nakamoto na época. “O processador de pagamentos tem conexões com muitos nós. Quando recebe uma transação, ele a envia e, ao mesmo tempo, monitora a rede em busca de gastos duplos. Se ele recebe um gasto duplo em qualquer um de seus muitos nós de escuta, então ele alerta que a transação é ruim.” acrescentou o inventor do Bitcoin:

“Uma transação com gasto duplo não iria muito longe sem que um dos ouvintes a ouvisse. O gastador duplo teria que esperar até que a fase de escuta terminasse, mas, até lá, a transmissão do processador de pagamento já teria alcançado a maioria dos nós ou estaria tão adiantada na propagação que o gastador duplo não teria nenhuma esperança de obter uma porcentagem significativa dos nós restantes.”

A “thread da máquina de lanches” desempenhou um papel recorrente em uma série de discussões ao longo do tempo. Após a resposta inicial de Nakamoto e uma resposta subsequente, aparentemente apressada, em um post separado, seu comentário foi notavelmente breve. Talvez o arquiteto do Bitcoin tenha sentido uma certeza sólida na solução fornecida anteriormente na “discussão sobre a máquina de lanches” ou, muito possivelmente, Nakamoto tenha sido inundado com outros compromissos naquele dia, o que levou a uma resposta mais breve.

As motivações exatas permanecem envoltas em mistério, mas o comentário sobre a falta de tempo para explicar foi, desde então, associado à narrativa mais ampla do Bitcoin. Ele é celebrado como um aforismo pungente, encapsulando o desafio inerente de realmente compreender a intrincada mecânica do Bitcoin.

Artigo escrito por Jamie Redman, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais
União Europeia ALM Criptomoedas
Criptomoedas

Novas leis contra lavagem dinheiro da UE visam transações em criptomoedas

Como parte das novas leis contra lavagem de dinheiro, o Parlamento da União Europeia proibiu carteiras de criptografia de autocustódia não identificadas para transações na região. A proibição tem como alvo as transações anônimas em dinheiro que excedam € 3.000 e as carteiras de auto-custódia em várias plataformas. Em uma publicação recente nas redes sociais, […]

Leia Mais