Sanções à Rússia: implicações econômicas para o Brasil

Sanções à Rússia: implicações econômicas para o Brasil

Ainda que a guerra entre a Rússia e Ucrânia esteja ocorrendo do outro lado do mundo em relação ao Brasil, fortes consequências da recente invasão russa ao território ucraniano já estão sendo sentidas imediatamente nos mercados globais, após o começo do conflito e podendo gerar um efeito em cadeia na economia brasileira. 

Em tempos de preocupações elevadas, como escalada bélica e situação de tensão geopolítica, países de quase o mundo todo se esforçam para pressionar a Rússia em retaliação pela invasão e o desastre humanitário sofrido pelos ucranianos. 

As sanções aplicadas à Rússia, por exemplo, a retirada de bancos do sistema internacional de pagamentos Swift e o congelamento parcial das reservas internacionais, podem inviabilizar as importações vindas da Rússia para o Brasil, mesmo que haja vontade de se fazer negócios.  

Quando observamos o cenário do comércio internacional, o grande risco para o Brasil por enquanto é não garantir suprimento de adubos e fertilizantes que já estavam sendo entregues. A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) assinala que existe risco que o estoque de fertilizantes do Brasil deve suprir somente pelos próximos três meses, segundo dados referentes do mercado

O temor bate frente com o dito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que afirma haver o bastante com duração até outubro deste ano. 

Com efeito, o conflito na Ucrânia pode impactar o setor agropecuário visto que o Brasil importa de Belarus e da Rússia um quarto de todo fertilizante usado por aqui. Com a Rússia e Belarus enfrentando sanções, o Brasil está cogitando negociar a compra de fertilizantes do Canadá, em hipótese da guerra se estender, esses produtos poderão se tornar escassos, fazendo seus preços subirem. 

Além disso, Tereza Cristina diz que a atenção sobre a safra de verão, como o milho, conta com conversas constantes com as indústrias, com produtores, com a parte logística e infraestrutura de modo a avaliar os cenários podem acontecer.

Para se ter uma ideia, a Rússia representa 62% das importações brasileiras de produto russo em 2021. No ano passado, esse insumo atingiu o valor recorde de US$ 3,5 bilhões, um aumento de 98% em comparação a 2020.

Outro fator que pode complicar essa situação é o bloqueio da Rússia do sistema de pagamento do Swift (Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias), pois o desafio será garantir o abastecimento do mercado interno do insumo. A única alternativa é se os russos segurarem as exportações para valorizar o produto, já que não há opções no momento para os consumidores desse produto. 

Analistas preveêm que o conflito no Leste europeu pressionará a disparada da inflação no Brasil. Com uma piora do quadro inflacionário, o Banco Central pode ser levado a aumentar a taxa de juros, o que afetaria as perspectivas para o crescimento da atividade econômica nesse ano.  

Com base no Relatório Focus, a mediana das previsões para a inflação aponta para 5, 60%, e o mercado financeiro avalia que 2022 vai terminar com um PIB de 0,30%, taxa Selic de 12,25% ao ano e o dólar a R$ 5,50.

Lucas Guimarães

Internacionalista e cursando MBA em Gestão de Negócios. Atualmente, trabalha na consultoria ULTRAMARES NEGÓCIOS INTERNACIONAIS e integra o grupo internacional Students for Liberty Brazil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais