Segundo relatório, maior parte da mineração de Bitcoin tem origem em energia renovável

A CoinShares, empresa de pesquisa e produtos de investimento em criptomoeda, estima que 74,1% da mineração de bitcoin (BTC) é alimentada por energia renovável em seu relatório bianual de mineração publicado em 5 de Junho.

O relatório também afirma que “a preços atuais, a mineração é altamente lucrativa, com produtores ainda mais antigos e de alto custo atualmente capazes de obter ROI positivo.” O documento também observa que as operações de mineração de Bitcoin estão concentradas onde há ampla energia renovável. Ainda assim, o relatório também observa:

A estimativa de renováveis ​​caiu de 77,8{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} em nosso relatório de novembro de 2018 e reflete uma maior visibilidade da indústria de nossa parte, bem como movimentos dentro da indústria.

A correlação entre mineração de Bitcoin e energia renovável supostamente faz com que a mineração de Bitcoin “seja mais impulsionada por renováveis ​​do que quase todas as outras indústrias de grande escala no mundo.” O relatório também observa que, desde Novembro do ano passado, o total da rede aumentou de 40 exahashes por segundo (EH/s) para 50 EH/s.

Isto significa que – durante este período – o crescimento do poder de computação investido na manutenção da rede foi mais lento do que a sua média de 10 anos, mas em linha com a média de cinco anos.

O relatório também aponta que a diminuição temporária do hashrate (de cerca de 40%) registrada no final do ano passado foi a primeira registrada em que houve uma queda importante e prolongada no poder de computação da rede.

A CoinShares acredita que o recente aumento no hashrate do Bitcoin é causado pelo hardware de mineração antigo ser ligado novamente após o preço mais alto torná-lo lucrativo para ser executado, e a implantação de circuitos integrados específicos de aplicativos (ASICs) de última geração e mais eficientes.

A empresa canadense de mineração de Bitcoin Hut 8 faturou quase US$ 50 milhões no ano passado, mas provocou perdas totais de quase US$ 140 milhões, como foi mostrado pelo Cointelegraph. O diretor de operações da empresa, Andrew Kiguel, observou na época que acredita que as margens melhorarão se o preço da BTC continuar a subir.

Também em Março, o gigante de mineração de criptomoedas Bitmain estaria planejando instalar 200.000 unidades de equipamentos de mineração na China para se beneficiar da energia hidrelétrica de baixo custo no país.

Fonte: Cointelegraph

Leia também:

https://gazetalibertaria.news/joaogabriel/nunca-foi-tao-dificil-minerar-bitcoin/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais