Site oficial de Lula nega que as medidas do TSE sejam censura

Site oficial de Lula nega que as medidas do TSE sejam censura

Em um artigo recente, o site oficial do ex-presidiáriopresidente Lula nega que as medidas de controle midiático do TSE sejam censura. O “argumento” utilizado é o de que tais medidas não configuram censura, mas democratização do acesso à informação”. Segundo o site, hoje a internet é para poucos, mas Lula pretende torná-la acessível à todos.

O site também se apressa em renomear as medidas de controle midiático do TSE , substituindo o termo censura por “regulação da mídia”. O site alega que tal medida serve para “colocar regras mínimas de funcionamento desse mercado, para que a riqueza dele não fique na mão de uma empresa só”.

No artigo é enfatizado que “Sem regulação, impera a lei do mais forte e todo mundo sabe que isso não é justo. Repare: não tem nada a ver com regular ou censurar conteúdo. Significa apenas garantir que esse mercado seja justo”.

Sim, as medidas do TSE, são censura

O site faz todo o malabarismo semântico para negar o óbvio: que as medidas do TSE de controle midiático, são de fato censura!

Em qualquer dicionário poderá ser encontrada a seguinte definição de censura:

análise, feita por censor, de trabalhos artísticos, informativos etc., ger. com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência dê sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação.

Os termos acima descrevem, exatamente, o que está sendo feito pelo TSE. Mesmo que a justificativa seja “em nome da democracia”, ainda assim é uma supressão de informação recorrendo ao uso da força (ameaça de prisão e multa) baseada em algum critério político ou moral. Resumidamente: censura.

E não é difícil entender o motivo do PT ser favorável à tal medida, uma vez que a supressão de informações que possam prejudicar a eleição de Lula lhe seja algo favorável.

Também é inegável o viés político sobre o posicionamento dos ministros do TSE que apoiam tal medida, uma vez que Lula e seu programa político é mais alinhado aos seus interesses políticos.

Outro detalhe importante sobre o artigo é a noção completamente equivocada do site sobre o que se entende por “mercado justo”. O Instituto Lula parece simpatizar com a ideia de um direito garantido de participação igual no mercado midiático.

Isso vai contra a própria ideia de um mercado genuíno. Em um mercado realmente livre, há o direito de participar da disputa pela satisfação do cliente com seus próprios recursos. No entanto, a ideia de uma participação por meio da apropriação de recursos alheios é algo completamente contrário à ideia de mercado, que tem como uma de suas bases o respeito à propriedade privada!

O que Lula realmente quer é calar qualquer exposição de informações que possam colocar em cheque sua eleição como presidente. Isso de “democratização da mídia” é apenas para retirar o teor negativo da censura que ele quer impor aos meios de comunicação, como vem acontecendo com a Jovem Pan.

Se Lula realmente quer um mercado mais justo no setor de comunicações, ele deveria defender a abolição das regulações e impostos que criam barreiras artificiais que impedem o surgimento de novos empreendimentos no setor.

As regulações fizeram com que o setor de telecomunicações ficasse, por décadas, limitado a poucas mãos.

A internet não está nas mãos de poucos

Para um site que alega combater as “fake news”, o lula.com.br adora espalhar desinformação. Uma delas, é a de que a internet está “concentrada em poucas mãos”. Ora, segundo um levantamento de dados, mais de 100 milhões de brasileiros tem acesso à internet. Isso é mais que 50% da população! Hoje, graças à internet, o brasileiro já não é mais refém da mídia tradicional.

Hoje, o brasileiro tem a oportunidade de conhecer outros pontos de vista e ideias além daqueles(as) que a grande mídia tenta empurrar na sociedade (alinhados, é claro, com seus interesses políticos).

O que Lula teme ao recorrer a censura é justamente que essa grande massa que hoje tem acesso à internet, possa seguir ideias contrárias às suas, o que poderia impossibitar sua eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais