quarta-feira, janeiro 26, 2022
InícioTecnologiaSites do ConectSUS e do Ministério da Saúde são invadidos por hackers

Sites do ConectSUS e do Ministério da Saúde são invadidos por hackers

Na madrugada desta sexta feira (10) o site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers. O problema afetou inclusive o sistema de notificação de casos da doença.

A queda dos sistemas do SUS teve reflexos pelo país: em Salvador, onde o comprovante passou a ser exigido na rodoviária, passageiros não conseguiram embarcar. No Piauí, houve filas para a vacinação.

No Acre e no Oeste de Santa Catarina, quem perdeu o comprovante de papel ficou sem tomar a 2ª dose ou a dose de reforço. O governo do Tocantins diz que não consegue notificar casos e mortes de Covid.

Posição do Ministério da Saúde sobre o caso

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já estão investigando o caso. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que os dados da população “não serão perdidos”.

Grupo de hackers assume responsabilidade pelo ataque

O grupo de hackers “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético. Na madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. (Veja nas imagens abaixo). Mais tarde, as mensagens sumiram, mas as páginas permanecem fora do ar.

Site do Ministério da Saúde sofre ataque cibernético — Foto: Reprodução
O portal ConecteSus, do Sistema Único de Saúde (SUS), também foi afetado — Foto: Reprodução

Em Belo Horizonte nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chamou o incidente de “atitude criminosa“.

Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido

afirmou.

Exigência do comprovante para viajantes e turistas suspensa temporariamente

O governo federal decidiu suspender a exigência do comprovante de vacina contra a Covid para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea. A medida, divulgada na quinta-feira (9), iria entrar em vigor neste sábado (11). A suspensão será até a normalização do site ConectSUS.

Segundo Queiroga, a exigência de quarentena para viajantes não vacinados, que também iria entrar em vigor nesse próximo sábado, será adiada.

Por conta da questão dos que têm vacina, eles precisam comprovar a vacinação para não ficar em quarentena, então é possível que se postergue a exigência desta portaria que foi editada pelo Ministério da Saúde

afirmou o ministro.

NOTÍCIAS SIMILARES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

CONFIRA