Somente 0,10% dos investidores de criptomoedas do Brasil pagam impostos, segundo pesquisa

Apenas 0,10% dos investidores de criptomoedas que no Brasil pagam impostos

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Segundo um estudo recente, a grande maioria dos investidores de criptomoedas ao redor do mundo não paga impostos. E os criptoinvestidores do Brasil estão entre os primeiros da lista, onde apenas 0,10% pagam os impostos. O estudo foi realizado pela empresa sueca contabilizadora de impostos Divly, em 2022.

O “Relatório Global de Tributação de Criptomoedas 2022” da empresa, publicado nesta semana, analisa as tendências globais de impostos sobre criptomoedas. Por meio dele, é possível ver a porcentagem de investidores que declararam suas criptomoedas às autoridades fiscais locais no ano passado.

O estudo

De acordo com o estudo, apenas 0,53% dos investidores de criptomoedas do mundo todo declararam suas atividades relacionadas com criptomoedas às autoridades fiscais locais em 2022.

O método usado no estudo envolveu o uso de números oficiais dos governos, dados de volume de pesquisa e dados de propriedade de criptomoedas disponíveis.

Em primeiro lugar, a Divly estabeleceu a Relação entre Declarações Fiscais e Dados de Volume de Pesquisa.

“Começamos analisando a relação entre o número de pessoas que declararam suas criptomoedas em suas declarações fiscais e o volume de pesquisa por palavras-chave relacionadas a impostos sobre criptomoedas em um país”

disse a Divly

Em seguida, a empresa estimou o número de contribuintes de criptomoedas usando a relação que estabeleceu na primeira etapa.

Por fim, a empresa fez o cálculo a Taxa de Pagamento de Imposto, comparando o número estimado de contribuintes de criptomoedas da etapa dois com o número total de investidores em criptomoedas em cada país, com base nos dados relatados no Relatório Global de Criptomoedas da Statista. A porcentagem resultante representa a taxa de pagamento de impostos para criptomoedas em cada país. 

Problemas com o estudo

De acordo com os próprios analistas, há limitações no estudo:

“Os dados do volume de pesquisa podem não representar com precisão o número de contribuintes de criptomoedas em um país, pois nem todos pesquisam informações relacionadas a impostos online. O estudo pode ser tendencioso para países com maior penetração na Internet e dados de volume de pesquisa mais confiáveis. Os regulamentos e requisitos fiscais diferem entre os países, o que pode afetar a taxa de pagamento de impostos.”

Resumindo: os autores do estudo entendem que a metodologia baseia-se na suposição de que os dados do volume de pesquisa são representativos do comportamento da declaração de impostos em todos os países, o que nem sempre é verdadeiro. Além disso, ainda há a possibilidade do número de investidores de criptomoedas que não pagam impostos ser ainda maior, já que muitos deles negociam p2p ao invés de usarem exchanges.

Abaixo, uma tabela que indica a porcentagem estimada de investidores em criptomoedas em um país que pagou impostos sobre suas criptomoedas em 2022.

Fonte: Criptofacil.com

Investidores de criptomoedas sonegadores entenderam o propósito do Bitcoin

Os investidores de criptomoedas ao sonegarem os impostos exigidos, aplicaram com sucesso o propósito do Bitcoin. É verdade que em seu White Paper, Satoshi Nakamoto não falou especificamente dos governos, mas das instituições financeiras tradicionais.

No entanto, assim como ele idealizou o Bitcoin como retomada do usuário sobre seu dinheiro frente à possibilidade de golpe diante das instituições financeiras, o mesmo pode ser aplicado ao estado. Sendo o estado uma instituição baseada na espoliação via impostos, o Bitcoin se torna uma excelente ferramenta para se proteger desta espoliação.

Leia também: Guia sobre criptomoedas: o essencial

Sonegar ou não sonegar

Alguns usuários de cripto mais moderados e receosos podem achar imprudente não declarar suas criptomoedas à Receita Federal. Há o receio de em algum momento cruzarem as informações e o sonegador ser pego. Eles também podem apontar para as “vantagens” de se declarar as criptomoedas à RF, como o fato de se pagar menos impostos que no caso da moeda fiat.

No entanto, estes investidores de cripto que andam “na linha” desconsideram o fato de que mais cedo ou mais tarde os governos poderão aumentar os impostos sobre as criptomoedas, e que a iniciativa para escapar disso agora se faz presente.

Além disso, com um grande número de sonegadores fica muito difícil para o estado identificá-los. Principalmente no caso daqueles que negociam em p2p. Os casos onde alguém é pego pela receita geralmente são por meio de denúncia ou de sonegadores imprudentes.

Quando um sonegador destes é pego, o estado se gaba de sua proeza, tentando transmitir a ideia de que é impossível escapar do fisco. E na verdade, isso não passa do velho modus operandi de punir de forma “exemplar” um rebelde para amedrontar o restante da população. A ideia é transmitir a mensagem: “é isso o que acontece com quem nos desafia”.

Leia também: Série segurança, privacidade e anonimato

Sonegação como o caminho da liberdade para os investidores de criptomoedas

No entanto, se o número de sonegadores for extremamente alto, o estado terá grande dificuldade em identificá-los. A superação do medo de ser pego pela RF combinada com técnicas de aumento de anonimato e privacidade poderão reforçar ainda mais a chances dos investidores de criptomoedas de escaparem das garras do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais