Sony, Microsoft e Nintendo se unem contra impostos nos EUA

Sony, Microsoft e Nintendo, três das maiores empresas do mercado de games, se uniram para escrever uma carta aberta ao governo norte-americano, pedindo para que o governo dos EUA não aplique um aumento de 25{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} de impostos sobre consoles e jogos importados.

Os produtos afetados incluem controles, jogos arcade e jogos de tabuleiro. Na carta, publicada no dia 17 de Junho, as empresas disseram que 96{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} dos consoles importados pelos Estados Unidos são manufaturados na China e, por conta do hardware customizado dentro deles, eles não podem fazê-los facilmente. “A cadeia de suplementos desenvolveu na China ao longo de muitos anos por conta de investimentos nas nossas empresas e dos nossos parceiros”, disseram as companhias. “Isso causaria uma disrupção significativa na cadeia de suplementos para mudar a produção inteira para os Estados Unidos ou para um terceiro país e isso iria aumentar os custos – muito além do custo proposto pelas tarifas – nos produtos que já estão sendo fabricados sob condições de margem apertada.”

Eles continuam:

Cada console de videogame é composto por dúzias de componentes complexos provenientes de múltiplos países. Uma mudança, mesmo que em um único fornecedor, precisa ser avaliada cuidadosamente para mitigar riscos de qualidade do produto, não-confiabilidade e segurança de consumidor. Tarifas mudariam significativamente os negócios de nossas empresas e acrescentariam custos significativos que causariam uma depressão em vendas de consoles de videogames e os jogos e serviços que fazem com que esse segmento de mercado seja lucrativo.

As empresas não especulam quanto a nova taxa de 25{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} vai afetar os preços que os consumidores terão que arcar, mas eles argumentam que os efeitos do aumento do custo de produção seria sentido por toda a indústria de jogos eletrônicos, incluindo grandes e pequenas empresas que fazem games.

“Por causa da interdependência profunda entre os consoles de video games e os softwares de jogos, e devido à sensibilidade dos compradores de consoles ao preço, impostos sobre consoles de video games não iriam prejudicar apenas nossas companhias, consumidores e lojistas, mas também iriam prejudicar desproporcionalmente milhares de pequenos e médios desenvolvedores de softwares e e acessórios nos Estados Unidos”, dizem as empresas. “Portanto, essas tarifas causariam um efeito cascata de danos que se extensões por todo o ecossistema dos video games.”

A medida foi tomada por conta da guerra de impostos travada entre os EUA e a China. Essa disputa para decidir quem taxa mais vem prejudicando empresas e os consumidores tanto americanos quanto chineses de diversos mercados diferentes. Uma vez que o custo para produzir um determinado produto aumenta, o produtor precisa aumentar o preço daquele produto e repassar o custo para os clientes para não sair no prejuízo e isso pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia de produção.

O Brasil, em contrapartida, pode ter uma redução nos impostos sobre eletrônicos muito em breve graças a um estudo da secretaria do Ministério da Economia. A possibilidade é de “redução de 16{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} para 4{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} os impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computadores e celulares”, como afirmou Jair Bolsonaro em seu Twitter. A medida poderia se estender para os jogos eletrônicos, mas ainda não é certo. Leia a matéria completa sobre o assunto trazida pelo Gazeta Libertária clicando aqui.

Fontes: Kotaku e Jovem Nerd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais