Spyware na Europa: UE permitirá a vigilância intrusiva de jornalistas

Os embaixadores dos Estados-Membros da UE aprovaram a posição do Conselho Europeu sobre a Lei de Liberdade de Mídia Europeia (EMFA), que foi inicialmente criada para proteger a liberdade, o pluralismo e a independência da mídia na UE. Mas os embaixadores da UE no Conselho, na quarta-feira, criaram amplas isenções, permitindo agora o uso de spyware contra jornalistas que atuam na UE.

A França e a Alemanha lideraram o esforço para permitir a vigilância da mídia por motivos de “segurança nacional”. É importante ressaltar que a cláusula de segurança nacional é listada sem garantias de direitos fundamentais.

A decisão enfraquece muito as proteções aos jornalistas, apesar de o objetivo inicial da Comissão da UE ser introduzir uma regulamentação que proteja os jornalistas e as organizações de mídia da interferência política.

“O Conselho está tomando medidas perigosas para legalizar formas inaceitáveis de vigilância contra jornalistas e suas fontes. Se confirmadas, essas mudanças acabariam com todo o potencial que o EMFA tem para acabar com os escândalos de spyware na UE”, declarou Chloé Berthélémy, consultora sênior de políticas da Iniciativa Europeia de Direitos Digitais (EDRi).

Um porta-voz da Comissão da UE disse aos repórteres na quinta-feira que “não comentaria cada etapa do processo legislativo”, quando perguntado sobre a preocupação de que agora o spyware poderia ser usado contra jornalistas. Ele também se referiu à proposta original da Comissão, que proíbe o uso de spyware contra jornalistas, mas deixa a porta aberta para seu uso excepcional.

Leia também: Congresso canadense aprova lei que obriga big techs a pagar jornais

Liberdade vs “segurança

No início deste mês, a França introduziu uma exceção à proibição da utilização de spyware contra jornalistas no European Media Freedom Act.

Essencialmente, isso dá às autoridades dos Estados-Membros motivos para a vigilância de jornalistas por razões de segurança. A segurança nacional já foi a justificativa usada pelos governos da Grécia, Espanha, Hungria e Polônia, que foram expostos por usar spyware contra jornalistas.

Como o projeto foi adotado na quarta-feira com pequenas alterações, a sociedade civil e as organizações de jornalistas condenaram veementemente o novo texto, com a Federação Europeia de Jornalistas (EFJ) “rejeitando veementemente” a posição do Conselho sobre o EMFA.

‘Um golpe na liberdade de mídia’

A EFJ chamou isso de “um golpe para a liberdade de mídia, argumentando que tal legislação colocaria os jornalistas e suas fontes ainda mais em risco”, argumentando que tal legislação colocaria os jornalistas e suas fontes ainda mais em risco.

Alguns dias antes da votação, uma carta aberta foi enviada ao Conselho pelas principais organizações de direitos humanos e de jornalistas, pedindo que a exceção de “segurança nacional” fosse retirada. A carta também destacou a necessidade de restringir a lista de crimes que podem permitir a vigilância repressiva de jornalistas e de reforçar as salvaguardas legais.

A Presidência do Conselho da UE agora tem um mandato para iniciar as negociações com o Parlamento Europeu, que ainda precisa definir sua própria posição sobre o regulamento do EMFA.

Artigo escrito por Ugo Realfonzo, publicado em The Brussels Times e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais