Suprema Corte suspende decisão que permitia o aborto amplamente nos EUA

Suprema Corte suspende decisão que permitia o aborto amplamente nos EUA

Por seis votos contra três, em uma decisão histórica e polêmica, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu na sexta, dia 24/06 suspender a aplicação do paradigma conhecido como “Roe vs. Wade”, de 1973, em todo o país.

Isso significa que, na prática, o aborto deixa de ser considerado um direito constitucional garantido às mulheres norte-americanas. Trata-se da maior mudança na lei sobre o assunto em mais de 40 anos.

“Roe estava flagrantemente errada desde o início. A lógica foi excepcionalmente fraca, e a decisão teve consequências danosas. E longe de trazer uma solução nacional para a questão do aborto, Roe e Casey inflamaram o debate e aprofundaram a divisão”, diz trecho da decisão, redigida pelo magistrado Samuel Alito.

A partir de agora, as regras sobre interrupção da gravidez deverão ser definidas individualmente pelos estados, sendo que pelo menos metade deles já aprovaram ou devem aprovar normas rígidas que proíbem o aborto.

Vale lembrar que em 11 de maio desse ano, um projeto de lei que manteria o direito ao aborto nos Estados Unidos foi derrotado em votação no Senado. Os democratas tentaram aprovar a lei antes que a atual determinação da Suprema Corte fosse definida, mas a proposta não foi acatada.

As pesquisas de opinião pública já demostravam um forte apoio entre os eleitores para a suspensão do caso “Roe vs. Wade”.

Interessante também informar que em junho de 2003, a responsável pela abertura do caso “Roe vs. Wade”, Norma McCorvey (conhecida em documentos judiciais como Jane Roe), apresentou uma moção ao tribunal distrital federal em Dallas para que o caso fosse anulado e pediu ao tribunal que considerasse novas evidências de que o aborto prejudicava as mulheres.

Ao menos que o Congresso aprove alguma lei federal relativa ao aborto, tal decisão deixou livre para que cada estado americano determine suas políticas de aborto.

O novo panorama é o de que alguns estados irão banir o aborto (alguns deles irão até mesmo criminalizar o procedimento, com penas de prisão), outros estados irão legalizar o aborto (ou manter suas leis que já o fazem) e outros irão apenas criar, através de legislação, restrições ao aborto (como proibi-lo após x semanas de gestação).

Atualmente, todas as leis estaduais antiaborto em vigor abrem exceção para a necessidade de salvar a vida da mulher. Mas a maioria delas não inclui exceções para casos de estupro e incesto.

Giordano Bruno

UX Writer, libertário, fã de criptomoedas e crente em um mundo mais livre das amarras do Estado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vó Rosângela
Ética

Devido a denúncia de sindicato, influencer Vó Rosângela não pode mais gravar vídeos na padaria onde trabalha

Devido a uma denúncia feita pelo Sindicato dos Panificadores, a confeiteira e influencer Rosângela Rigoni, conhecida como Vó Rosângela, não pode mais gravar vídeos na padaria Pão D’oro, onde trabalhava. Rosângela costumava gravar os vídeos no estabelecimento, onde mostrava suas receitas para milhões d brasileiros no Instagram. Denúncia infundada Segundo a denúncia enviada ao Ministério […]

Leia Mais
Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais