Viver é Perigoso

O mundo é perigoso

O bom selvagem nunca existiu. A natureza humana se formou ao longo dos séculos de evolução através de conflitos.

O perigo que nos rodeia a todo instante não é resultado exclusivamente da cultura/civilização, mas do código genético que possuímos.

O Perigo Mora Ao Lado

Não sabemos qual a índole nem as vontades das pessoas que compartilham os espaços conosco. Seja um espaço público ou privado, estamos sempre sujeitos a agressões de terceiros.

O(A) agressor(a) busca situações para efetivar o dano na vítima que julga ser/estar mais frágil. Esse elemento, praticante do dano, dificilmente mudará seus valores em relação as suas vítimas.

Não é por falta de educação adequada e oportunidades honestas que alguém decide praticar crimes. Todo(a) criminoso(a) inferioriza seu semelhante, transformando-o mentalmente num ser inferior.

É a partir do processo mental que surge a vontade de praticar o dano. Até hoje, nenhum sistema político, econômico, religioso ou filosófico conseguiu anular o surgimento de novos praticantes de danos.

Nossa tarefa não é “criar anjos”, mas sim, “enfrentar os demônios”.

Como Se Proteger?

A defesa para atos de violência praticados por seres humanos não repousa na criação de uma sociedade limpa, sem crimes. Isto seria impossível.

A maneira justa de defesa é permitir que o indivíduo proteja sua propriedade – seu corpo e seus bens.

Discursar sobre a maldade humana sugerindo uma mudança cultural a partir de meios que impeçam a liberdade do indivíduo não resolve o problema.

É na ação humana que descobrimos os limites do executável. Não mexa nos corpos e nos bens alheios sem o consentimento de seus respectivos proprietários.

Olhando Para o Real

Na obra Teoria e História, de Ludwig Von Mises, encontramos um parecer sobre a importância das ações humanas nos sistemas sociais.

O ser humano age para um fim que lhe parece viável. Os sistemas políticos deveriam considerar as motivações humanas e não negá-las, sugerindo culpar sistemas ao invés de pessoas.

A natureza humana produz simultaneamente o mal e o bem. O ser humano é o executor ativo dos atos construtivos e destrutivos.

Identificando A Essência

O desafio que nos sonda repousa na busca em lidar com o mal intrínseco do ser humano. Não é possível transformar a sociedade num paraíso.

Tratar os problemas sem apelos a jargões já é um bom começo.

As fezes são o que são. Não precisamos transformá-las em bombons amanteigados para demonstrar que temos consciência orgânica.

*O conteúdo deste artigo não representa a totalidade da opinião do Gazeta Libertária sobre este assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais
Ética

Lista atualizada de países com restrições ao Twitter (X) e a outras redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. Entretanto, vários países impuseram restrições significativas a plataformas como o Twitter (X) e outras redes sociais, limitando a liberdade de expressão e o acesso à informação. Veja abaixo os países com as restrições mais proeminentes: […]

Leia Mais
Ética

Ativista libertário dos EUA convoca apoio para brasileiros contra bloqueio do X no Brasil

O autor, ativista e influencer libertário americano Sal Mayweather, também chamado de Sal The Agorist, se solidarizou com a situação dos brasileiros censurados por Moraes por meio do bloqueio do X no Brasil. Em uma publicação, ele convocou seguidores para realizar uma ação que poderia dificultar a censura da plataforma no país. Na publicação, Sal […]

Leia Mais