Grande parte da população brasileira não entendeu até hoje quais são os verdadeiros problemas estruturais, os desafios realmente relevantes ou o conceito de economia.

Como dizia Mises:

“O homem comum não especula sobre os grandes problemas. Ampara-se na autoridade de outras pessoas, comporta-se como um sujeito decente deve comportar-se, como um cordeiro num rebalho. E é exatamente essa inércia intelectual que caracteriza um homem como homem comum.”

As verdadeiras dicotomias estão quase sempre ocultas. Os verdadeiros problemas estão sempre dois passos depois da resposta padrão e do lugar comum.

A dicotomia “Capitalismo X Comunismo” é puril, ingênua e defasada. A verdadeira questão no Brasil e na maioria dos países é entre livre mercado Laissez Faire X Capitalismo Corporativista de compadrio. O primeiro dá a chance para qualquer um de competir no mercado, criar valor e prosperar. O segundo se ampara em uma agenda de fusões e aquisições cujo produto será uma meia dúzia de mega corporações dominando tudo, donos de todos ativos da sociedade e colocando todo mundo para trabalhar em uma ‘corrida de ratos’ cada vez pior.

O facínora Lula e a bandida Dilma promoveram lucros estratosféricos para bancos e corporações enquanto xingavam e zombavam da classe média, proprietária de 90% dos micro, pequenos e médios negócios. Empresas como Marfrig saíram engolindo todos concorrentes pela frente, JBS se tornou uma multinacional com dinheiro do pagador de impostos, as empresas do grupo X do Eike saíram do plano teórico para bilhões de reais de capitalização de mercado, enquanto as terras do micro, pequeno e médio agricultor eram invadidas pelo grupo terrorista MST.

A esquerda globalista é queridinha dos Farias Limers, dos socialistas do Leblon e elite midiática-corporativa-política. O famoso centrão democrático é o covil operacional dos big business. Essa onda de ecologismo e lacração é justamente para desviar as atenções das massas.

O homem-massa em sua inércia intelectual não entende a complexidade do mundo, as agendas e estratégias dos grandes players.

A manicure no ônibus lotado queixa-se com a amiga do marido que não para em casa e não lhe da atenção. O pedreiro preocupado que seu time de futebol caiu 8 posições na tabela do brasileirão e seus vizinhos não param com a zoação. O universitário queixa-se com o colega do excesso de cobrança dos professores e do estágio que exige muito e paga pouco. A dona de casa preocupada com a inflação corroendo o seu poder de compra e a militante irritada que o novo filme da Disney não é LGBTQIA+ o suficiente.

A grande mídia, sempre “ao lado do povo” aponta os culpados e inimigos que são, sempre, os inconvenientes às suas agendas. A direita batendo incansavelmente no finado comunismo soviético, nos defuntos Lênin, Fidel e Che. E o verdadeiro consórcio de predadores, globalistas, corporações e mainstream media está nadando de braçada nesse cenário caótico.

É o CAOS PLANEJADO que Mises tanto se referiu !

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *