Escândalo da FTX e o que podemos aprender com isso

A falência da FTX abalou todo o Mundo Cripto

Desde a última semana, a exchange FTX vem sendo um dos assuntos mais comentados do mundo cripto e fora dele. A empresa, que era até então uma das maiores do mercado cripto, entrou em processo de falência, prejudicando milhares de investidores.

Depois do episódio, não faltaram aqueles que defenderam a regulação como precaução para evitar situações deste tipo. Mas afinal, o que realmente aconteceu e o que poderia ser feito para evitar?

Um breve histórico da FTX

A FTX – abreviação para Future Exchange – foi fundada pelo seu atual proprietárioSam Bankman-Fried, em 2019. A empresa, sediada na Bahamas, começou na Alameda Researcht, empresa a qual passou a estar associada desde então. 6 meses depois da sua criação, teve 20% dos seus ativos adquiridos por Changpeng Zhao, CEO da Binance.

Em julho de 2021, a empresa levantou $ 900 milhões em uma avaliação de $ 18 bilhões de mais de 60 investidores. Dentre as principais empresas investidoras, estavam Softbank, Sequoia Capital. A Binance, que investiu na FTX em 2020, vendeu suas ações em 2021.

Em fevereiro de 2022, a FTX anunciou que tinha como parte dos seus projetos, a criação uma divisão de jogos que ajudaria os desenvolvedores de videogames a adicionar criptomoeda, NFTs e outros recursos relacionados a blockchain aos videogames.

A FTX também havia anunciado em julho deste ano um acordo com a opção de compra da BlockFi por até $ 240 milhões. O acordo incluiu uma linha de crédito de US$ 400 milhões para a BlockFi.

A FTX foi sendo vista como uma exchange promissora até mesmo por outras exchanges, que passaram a comprar sua token, a FTT, na expectativa que tendessem a se valorizar mais ainda.

Polêmicas e processo de falência

As várias polêmicas que vieram à tona, incluindo investimentos dos ativos dos clientes sem o consentimento destes, impactaram fortemente a credibilidade da empresa.

Dentre uma das polêmicas, estava o empréstimo que a FTX havia feito à empresa associada, Alameda Researcht. O empréstimo havia sido feito com ativos dos clientes sem seu consentimento, e inclusive contra um dos regulamentos da própria FTX.

Ao tomar conhecimento do caso, Changpeng Zhao, CEO da Binance, anunciou que iria vender todos os seus tokens da FTX, o que levou a uma queda de 80% do seu valor. A queda do token levou a uma verdadeira corrida pelo saque dos depósitos dos clientes, o que despencou mais ainda os valor da FTT.

Pedido da falência da FTX

Com a situação econômica da empresa agravando, o CEO Sam Bankman-Fried entrou com um pedido de falência da empresa nos EUA devido a falta de liquidez. A solicitação foi apresentada pela empresa na última sexta-feira (11).

Após o pedido de falência,
Sam Bankman-Fried pediu renuncia do cargo, deixando John Ray III em seu lugar como novo CEO da FTX. Além de problemas de liquidez, a empresa também havia anunciado um ataque hacker, que pode ter desviado US$ 662 milhões em criptoativos da plataforma.

O efeito do dominó sobre as exchanges

A falência da FTX atingiu em cheio várias outras exchanges. De acordo com o The Block Research, mais de uma centena de empresas haviam investido ou tinham alguma posição nos ativos da FTX. Além das exchanges, diversas empresas DeFi (empresas de finanças descentralizadas) e do Web3 tiveram seus saques travados e seus investimentos perdidos.

Dentre as empresas mais atingidas está a BlockFi, que chegou até mesmo a preencher o pedido de reestruturação da empresa, o primeiro passo para declarar falência.

A regulação das exchanges é a solução?

Muitos estão defendendo agora a regulação das exchanges acreditando que isso poderia evitar situações como a da FTX. Muitos chegam até mesmo a afirmar que todo o escândalo envolvendo a FTX e a Alameda Researcht só foi possível por que as exchanges não foram regulamentadas o suficiente.

No entanto, a regulamentação além de ser uma invasão do estado nas transações individuais e um aumento do poder estatal, apenas acaba substituindo um problema por outro. A regulação das exchanges apenas tornaria as transações mais burocráticas e até mesmo caras.

Poderia inclusive acontecer o que já acontece com as demais empresas regulamentadas no mercado, com aumento de barreiras para o surgimento novas empresas do tipo, favorecendo as empresas já existentes, além de uma maior invasão na privacidade dos usuários de criptomoedas.

O caso da FTX configura em um caso de fraude, pois a empresa usou dos fundos dos investidores sem o consentimento destes para fazer operações arriscadas. A FTX basicamente roubou seus clientes e deve ser processada por isso.

Um sistema de justiça realmente efetivo iria punir os responsáveis e garantir a indenização das vítimas.

No entanto, a própria legislação estatal irá proteger Sam. A lei de falência irá isenta-lo de ter de indenizar seus clientes.

Isso mostra que ao contrário do que é alardeado por defensores do monopólio estatal, a justiça privada baseada em uma ética objetiva comprometida com a liberdade e propriedade seria muito mais eficaz.

Evitar as exchanges seria recomendável

Independente de tudo, é importante recordar o plano original de Satoshi Nakamoto para o Bitcoin. Nakamoto ao criar o Bitcoin, o fez com o intuito dele poder ser transacionado de forma prática sem precisar passar por nenhuma organização centralizada, como corretoras.

E em um cenário como o atual, onde o estado regula cada vez mais as exchanges, colocar em prática o hábito de transacionar Bitcoin de forma P2P se faz cada vez mais urgente para resgatarmos nossa liberdade.

Se quer entender mais sobre Bitcoin e outras criptomoedas, clique aqui e leia nosso guia essencial sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais