Agora o liberal Paulo Guedes quer taxar transações com criptomoedas

Agora o liberal Paulo Guedes quer taxar transações com criptomoedas

O ministro da economia, Paulo Guedes, mostrou mais uma vez ser um inimigo da liberdade em um discurso proferido nesta segunda-feira. A ideia, segundo ele, é fazer as empresas que aceitam criptomoedas como pagamento – inclusive e-commerces estrangeiras – pagarem os “devidos impostos”.

A proposta

Durante o evento “Perspectivas Econômicas do Brasil” realizado nesta segunda-feira, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar sobre a ideia de criar um imposto sobre transações digitais. O evento foi promovido pela Arko Advice em conjunto com o TC.

De acordo com o ministro, a internet contribuiu com a criação de um “Camelódromo Virtual”, onde empresas com sede em outros países vendem seus produtos para os brasileiros. Guedes ainda afirmou que graças à isso essas empresas não pagam os impostos “devidos” no país, como é o caso de empresas de e-commerce chinesas.

O ministro também disse que além, de impostos sobre e-commerce, o governo estaria trabalhando em um modo de taxar transações sobre criptomoedas. Guedes brincou, chamando o imposto de “DigiTAX”. O ministro tentou justificar o imposto, afirmando que estas empresas podem usar Bitcoin (BTC) e criptomoedas para “não deixar rastro”.

Um ataque à liberdade

A medida defendida pelo ministro é um ataque direto à liberdade de livre negociação dos indivíduos. Ao propor tal taxação, ele estará atacando a finalidade para a qual as criptomoedas foram criadas: maior liberdade frente ao estado e possibilidade de fugir dos impostos.

Esta não é a primeira vez que o ministro liberal propôs mais impostos.

Em abril de 2020, Paulo Guedes defendeu imposto sobre livros com o argumento absurdo de que “pobres não lêem”.

Em janeiro do mesmo ano, Guedes havia proposto o “Imposto Sobre O Pecado“, onde seriam aumentado dos impostos sobre bebidas alcoólicas, doces e cigarros.

A hipocrisia de Paulo Guedes

Enquanto Paulo Guedes defendeu taxação sobre transações com criptomoedas, ele mesmo evita pagar o mínimo de impostos possíveis, como ficou claro na polêmica das offshores do ministroque vieram a público.

Como se sabe, as offshores são empresas abertas em paraísos fiscais, onde a tributação é menor. A finalidade é criar empresas onde se possa movimentar seu dinheiro pagando o mínimo de imposto possível. Alguns chegam a usar offshores de fachada apenas para movimentar suas contas e garantir sua isenção nós paraísos fiscais.

De um ponto de vista libertário é uma atitude totalmente legítima. O que problema está em o ministro Paulo Guedes propor mais impostos sobre o contribuinte que já sofre para paga-los enquanto ele mesmo foge deles ao máximo.

O lema de Paulo Guedes é: mais impostos para você e mais isenção pra mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais