Após aprovação de leis autoritárias no Canadá, Bitcoin dispara

Após aprovação de leis autoritárias no Canadá, Bitcoin dispara

Bitcoin dispara e retoma o patamar dos US$ 44 mil no dia de hoje, se recuperando da desvalorização ocorrida no final de semana. E o principal fator por trás desse movimento foi a aprovação da Lei de Emergências no Canadá, recurso que da amplos poderes para o governo sobre os cidadãos canadenses.

A medida permite que o governo possa bloquear contas bancárias e outros bens pertencentes aos manifestantes e demais indivíduos que participem dos protestos, demonstrando um claro sinal de censura financeira. Eles alegam que as manifestações são agressivas e contém atos perigosos para o país, porém não conseguiram provar nenhuma dessas acusações até o momento.

Logo, a atitude autoritária mostra que a medida governamental é mais uma repressão a seus opositores do que realmente uma lei para ”proteger” a sociedade. Com o objetivo de enfraquecer os protestos, o governo autorizou que instituições financeiras e plataformas de financiamento coletivo suspendam contas de usuários que sejam ”suspeitos” de financiar a manifestação dos caminhoneiros.

Tal medida levou os manifestantes a captarem recursos via criptomoedas. Por serem livres de confiscos e congelamentos, elas permitem uma liberdade monetária que não está presente no sistema financeiro tradicional. Estima-se que eles tenham captado mais de 20 BTC, o que da em torno de R$ 4,5 milhões de reais.

Esse caso demonstra o quão importante os criptoativos são para as liberdades civis, dando imponência as pessoas, principalmente em momentos de repressão estatal. E nessa toada, o Bitcoin dispara tendo uma valorização de 5% de ontem para hoje, como uma resposta do mercado a esse tipo de atitude, mostrando a força do ativo que além de ser visto como reserva de valor contra a inflação, serve de porto seguro contra a tirania governamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais