Argentina renova programa de controle de preços

Argentina renova programa de controle de preços

De acordo com um comunicado do Ministério do Desenvolvimento Produtivo da Argentina, o governo do país, que já está com uma alta inflação de mais de 50%, irá renovar o programa “Priecios Cuidados” que pretende controlar o preço dos itens considerados “essenciais”. Eles não aprenderam a lição.

Segundo uma nota oficial, o governo do presidente Alberto Fernández fez um acordo com mais de 100 produtoras de uma lista de 1.321 bens considerados essenciais para que estes estejam inclusos no controle de preços. Mas, como bons libertários, sabemos que essa ideia de “produtos essenciais” é uma grande besteira que não leva em conta a subjetividade dos indivíduos: é o desejo de encaixar todas as pessoas em uma cartilha.

O programa terá etapas divididas em trimestres. A primeira etapa de 7 de abril prevê um aumento médio mensal de 2% nos preços de todos os produtos. O lançamento da nova cesta do “Preços Cuidados” ocorreu um dia antes da divulgação da inflação em dezembro.

A decisão do governo para o programa Precios Cuidados em 2022, é que o número de itens na lista seja duplicado – para piorar. A nova lista incluirá itens para armazenagem, limpeza, livros, perfumaria, higiene e cuidados pessoais, itens para bebês, animais de estimação, produtos frescos (laticínios, frios, massas frescas, empanadas e topos de bolo), alimentos e bebidas congelados, entre outros.

O programa

O atual programa consiste em um acordo entre governadores, fabricantes, distribuidores, supermercados e atacadistas, e surgiu em 2013, com o nome “+Prices Care” lançado pela sua atual vice, Cristina Kirchner.

Ele foi mantido na gestão de Mauricio Macri (2015-2019), e foi relançado por Alberto Fernández com uma estratégia própria que incluiu o pedido de congelamento de preços de mais de 1,4 mil produtos até 7 de janeiro do ano passado.

O problema da inflação na Argentina

Um problema que já acompanha a Argentina há muitos anos, a inflação subiu para 51,2% em novembro em comparação com o mesmo mês no ano anterior. Só na divisão de alimentos e bebidas não-alcoólicas, os preços dispararam 50,5%.

Mesmo que para muitos a política de controle de preços possa ser vista como uma solução para contornar a alta causada pela inflação, a “solução” pode se mostrar pior que o problema. Sem um sistema de preços livres, não há como os produtores direcionarem a produção de acordo com a demanda dos consumidores, levando à escassez de vários itens essenciais, os mesmos que o governo diz querer garantir o acesso à população: mas na realidade vão faltar cada vez mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais