Banco Central do Brasil irá substituir todos os aplicativos de bancos por um superaplicativo

Superaplicativo do Banco do Brasil

O Banco Central (BC) segue com sua agenda de centralização econômica no país, tendo sido o Pix o primeiro passo disto. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, informou nesta segunda-feira (2) como deverá funcionar o “superaplicativo” bancário que o BC está desenvolvendo. O aplicativo faz parte da agenda de digitalização e transparência do sistema financeiro. E com transparência podemos entender acesso irrestrito à todos os dados bancários de cada cidadão brasileiro.

Como funcionará o “superaplicativo”

Segundo Campos Neto, a ideia do “superaplicativo” é reunir em apenas um local tanto as informações das diversas contas bancárias que a pessoa tenha, como também as operações feitas por elas, como pagamentos – inclusive por Pix -, além de empréstimos e investimentos.

Campos Neta espera que com essa tecnologia as pessoas não precisem mais ter instalado o aplicativo de cada banco em que tem conta, já que o “superaplicativo” do BC poderá reunir toda as funções que precisa. O presidente do BC informou que o projeto ainda depende de diversas etapas e só deverá estar pronto daqui a dois anos.

As armadilhas do “superaplicativo” da BC

O “superaplicativo” que a BC irá lançar faz parte da agenda do estado brasileiro de centralizar cada vez mais as transações bancárias e o acesso às informações financeiras dos cidadãos brasileiros. Tudo começou com o Pix, que como meio de se tornar popular trouxe as aparentes vantagens de facilitar as transações financeiras com taxas zero. Ao menos até agora.

Da mesma forma, o “superaplicativo” também possuirá suas aparentes vantagens que o tornarão popular entre os brasileiros. Dentre elas, terá a funcionalidade de permitir ao usuário consultar e comparar as taxas de juros oferecidas pelos bancos e instituições financeiras para um determinado tipo de crédito, bem como para aplicações financeiras. Segundo Campos Neto, isso ajudará o usuário a “poder escolher e contratar, também pelo aplicativo, a que for melhor”.

Outra funcionalidade, será a possibilidade do usuário consultar em apenas um lugar, neste “superapp”, as informações de todas as contas que a pessoa possua em diferentes instituições. Com isso, o usuário poderá sempre escolher de qual delas quer fazer um pagamento ou uma transferência.

O caminho para uma maior centralização bancária

Segundo Campos Neto, o “agregador financeiro”, que é o nome oficial do BC para a tecnologia do superaplicativo, é a etapa final de uma série de inovações tecnológicas que estão planejadas e vêm sendo implementadas pelo Banco Central nos meios de pagamentos e na forma de as pessoas terem contas no sistema bancário. Ou seja, ele é a etapa final da agenda de centralização bancária. E isso inclui acesso e controle sobre todas as transações e informações de cada usuário de serviços financeiros brasileiro.

Isso significa que qualquer tentativa de qualquer brasileiro de evitar o consfisco do estado sobre seu dinheiro, bem como evitar o acesso do estado às suas informações financeiras, estará com os dias contados. E toda essa agenda começou com a implementação do Pix. Inclusive temos um artigo sobre como o Pix faz parte do plano de maior centralização financeira do estado. Você pode conferi-lo clicando aqui.

Caso tal agenda seja efetivada, qualquer possibilidade de escapar das garras do estado brasileiro deixará de existir. A menos que aqueles que querem garantir sua liberdade econômica frente ao estado façam uso da ferramenta que foi feita exatamente para evitar esse tipo de problema: O Bitcoin.

Somente com o Bitcoin, poderemos transacionar sem o monitoramento e controle do estado. Além da vantagem de não poder ser inflacionado por uma entidade central e com isso perder seu valor de compra.

Mas não podemos esperar mais. Cada dia que passa, o estado brasileiro fecha cada brecha que nos permite escapar de seu controle. A adesão ao Bitcoin em massa é mais do que urgente. É a nossa saída para evitar uma escravidão sem precedentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais