BNDES vai financiar documentário pelo próprio token

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) está financiando um documentário através de sua própria stablecoin da rede Ethereum.

O banco estatal financiará a produção de um documentário em colaboração com a produtora de cinema local Elo Company, que teve o seu filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, indicado ao Oscar em 2016.

De acordo com o relatório, o financiamento do projeto será realizado por meio da criptomoeda do banco nacional, símbolo do BNDES, um stablecoin lastreado na moeda fiduciária emitida pelo Banco Central, o Real (BRL), que está em desenvolvimento desde 2018. A stablecoin do BNDES teve a primeira prova-de-conceito realizada com a administração do estado do sudeste do Brasil, Espírito Santo.

Os tokens do BNDES, baseados no padrão ERC-20, serão apoiados diretamente pelo Banco Federal, que pretende utilizar o token para trazer mais transparência na gestão de fundos dentro da instituição financeira, como observa o relatório.

Os órgãos reguladores brasileiros, incluindo o BACEN, estão cientes do projeto de estabilização do BNDES e têm discutido as questões legais associadas.

No início de janeiro, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou outra iniciativa local relacionada ao mercado de criptomoedas que se oferecia para criar uma criptomoeda para os povos indígenas. Na época, esperava-se que o token do BNDES fosse lançado em 2019, já que o presidente não comentou especificamente sobre o projeto.

Recentemente, o BNDES selecionou cinco startups focadas em blockchain para conduzir seu programa de aceleração de seis meses, o BNDES Garage.

Em 31 de Maio, o presidente da Câmara dos Deputados ordenou a criação de uma comissão para discutir a regulamentação relacionada às criptomoedas no país.

Fonte: Cointelegraph

Leia sobre a guerra entre bancos e criptomoedas:

https://gazetalibertaria.news/srnascimento/bitcoin-e-criptos-vs-bancos-o-monopolio-governamental-do-dinheiro-esta-acabando/
Artigo de Eduard Watson sobre a guerra entre criptomoedas e bancos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais