Caixa Econômica suspende cobrança de taxa do Pix

Cobrança da taxa de Pix pela Caixa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após anunciar a cobrança da taxa sobre o Pix, a Caixa Econômica Federal resolveu adiar a cobrança após pedido do presidente Lula. Em entrevista ao G1, a Caixa afirmou que preferiu suspender a cobrança para que os clientes pudessem se adaptar à regra.

“A medida visa ampliar o prazo para que os clientes possam se adequar e receber amplo esclarecimento do banco sobre o assunto, dada a proliferação de conteúdos inverídicos que geraram especulação. A decisão da Caixa de cobrar pelo serviço estava definida desde o ano passado e não foi executada devido à necessidade de adequação dos sistemas internos”

afirmou a Caixa em nota

A medida estava prevista para o dia 19 de julho. A Caixa afirma que a cobrança não afetará pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs), que continuam isentos de taxas. Apenas pessoas jurídicas seriam cobradas.

A Caixa também alega que todos os demais bancos já cobram taxa sobre transferência PIX de contas de pessoas jurídicas. Ela afirma que a “prática de cobrança da tarifa Pessoa Jurídica foi autorizada pelo Arranjo PIX, em conformidade com a Resolução Nº 30/2020 do Banco Central do Brasil, de 22 e outubro de 2020, e é realizada por praticamente todas as instituições financeiras desde sua implementação”.

A cobrança da taxa sobre o Pix

A possibilidade da cobrança de uma taxa sobre o Pix causou a devida indignação por parte do público. Óbvio, como a Caixa informou, apenas as pessoas jurídicas serão taxadas e os bancos privados e o Banco do Brasil já cobram essa taxa.

No entanto, é falacioso afirmar que essa transação não terá nenhum impacto além das empresas taxadas. Isso irá impactar nos custos destas empresas e na oferta dos produtos e serviços, o que poderá também afetar seus preços. principalmente pelo fato de boa parte das transações comerciais serem via Pix.

Também é verdade que um tipo de transação digital é instantânea como o Pix poderia existir em uma economia livre e seria legítimo os bancos cobrarem por essa taxa. Mas não é este o caso.

O Pix é um mecanismo de rastreamento das transações dos brasileiros que visa monitorar todas as suas movimentações financeiras. A possibilidade de transacionar de forma instantânea é apenas a isca para isso.

Uma resposta para “Caixa Econômica suspende cobrança de taxa do Pix”

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Lula mandando em banco. Qual a novidade?

    Os bancos digitais, Nubank, Inter e outros, nunca cobraram TED ou DOC. Uma opção seria usar os serviços desses bancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Caixa Econômica suspende cobrança de taxa do Pix”

  1. Lula mandando em banco. Qual a novidade?

    Os bancos digitais, Nubank, Inter e outros, nunca cobraram TED ou DOC. Uma opção seria usar os serviços desses bancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais
Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais
Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais