Carros Elétricos Poluem Menos?

Carros elétricos não poluem menos

O carro elétrico parece estar conseguindo a proeza de se tornar obrigatório antes mesmo das pessoas terem condição de adquiri-lo. A União Europeia já cogita uma data para tornar os carros a combustão proibidos. O argumento para tal medida é a de que os carros elétricos são ecologicamente corretos, porque não emitem CO2, e também são econômicos ao entregarem maior autonomia com menor custo de abastecimento/carregamento.

O Que Não Vemos Nos Carros Elétricos

Algo bem curioso nesse cenário é que a emissão de CO2 não está ausente nos carros elétricos, ela está oculta. Os poluentes que não se veem nestes carros nos remete a ideia de Frédéric Bastiat a respeito do funcionamento da economia. Se não vemos algo tendemos a desconsiderar a sua influência ou até mesmo a sua existência.

O grande lance na propaganda dos carros elétricos repousa naquilo que vemos: um veículo ecologicamente correto capaz de transitar sem soltar fumaça por onde passa. O aspecto que nos é despercebido dá-nos a ideia que chegamos ao veículo perfeito.

Indo além das aparências percebemos que o processo de fabricação e viabilização dos carros elétricos podem ser mais custosos do que se imagina. O ponto principal desses veículos está em suas baterias. Com elas é possível termos veículos ecológicos, afirmam os entusiastas.

Quanto Custa a Mudança?

Para obter autonomia equiparada aos carros com motores a combustão, os carros elétricos dependem de um arsenal de baterias. A fabricação dessas baterias requer operações que podem gerar poluentes equivalentes ou maiores àqueles gerados nos veículos movidos a combustível.

Os aspectos econômicos e políticos também mobilizam a indústria automotiva em direção ao carro do futuro. O governo terá de subsidiar o processo dos carros elétricos, tornando-os viáveis para seus fabricantes. Enquanto isso, a classe política criará as normas legais para obtenção dos recursos a serem direcionados a indústria automotiva.

O “Bem” Que Nos Obrigam

Com a prerrogativa de melhorar a vida de todos, agentes estatais em conluio com a indústria automotiva nos mostram o tipo de veículo correto a ser usado.

No final dessa transição, veremos os carros elétricos nos beneficiando ao notarmos a economia no abastecimento/carregamento, associado a não emissão de CO2 durante o uso. No entanto, não veremos o dinheiro gasto para implementar tal sistema e nem a emissão de CO2, propagada em outros lugares, durante o processo de fabricação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palel Durov
Tecnologia

CEO do Telegram alfineta a Meta após instabilidade do Facebook e Instagram

A partir do meio dia (horário de brasília) desta terça-feira, milhões de internautas foram surpreendidos com a instabilidade das redes sociais Facebook e Instagram. Ambas da empresa Meta, pertencente a Mark Zuckemberg. Enquanto as duas maiores redes sociais seguiam instáveis, Pavel Durov, o CEO do Telegram, aproveitou para alfinetar a Meta, afirmando que mesmo tendo […]

Leia Mais
Monark
Tecnologia

Bunker555: a plataforma de vídeos criada pelo Monark para concorrer com o YouTube

Após ter todas as contas no YouTube suspensas, o influencer Monark criou uma plataforma de vídeos concorrente, focada em total liberdade de expressão: o Bunker555. O anúncio foi feito pelo influencer em sua conta no X: Monark apresenta sua plataforma como capitalista e 100% livre de censura. Na página inicial do site, se encontra a […]

Leia Mais
Internet livre
Tecnologia

Uma Internet livre e aberta é uma ameaça ao establishment

Na semana passada, um videoclipe de Francis Fukuyama se tornou viral. No clipe, o cientista político chamou a liberdade de expressão e o mercado de ideias de “noções do século 18 que realmente foram desmentidas (ou mostradas como falsas) por muito do que aconteceu nas últimas décadas”. Em seguida, Fukuyama reflete sobre como um regime […]

Leia Mais