CEO do Telegram alfineta a Meta após instabilidade do Facebook e Instagram

Palel Durov

A partir do meio dia (horário de brasília) desta terça-feira, milhões de internautas foram surpreendidos com a instabilidade das redes sociais Facebook e Instagram. Ambas da empresa Meta, pertencente a Mark Zuckemberg.

Enquanto as duas maiores redes sociais seguiam instáveis, Pavel Durov, o CEO do Telegram, aproveitou para alfinetar a Meta, afirmando que mesmo tendo uma infraestrutura menor, a plataforma ficou indisponível durante apenas 9 minutos em 2023.

“Milhões de pessoas se inscreveram e compartilharam conteúdo no Telegram na última hora, enquanto o Instagram e o Facebook estavam fora do ar. Curiosamente, o Telegram é mais confiável que esses serviços — apesar de gastar várias vezes menos em infraestrutura por usuário.Também temos cerca de 1.000 vezes (!) menos funcionários em tempo integral do que a Meta, mas conseguimos lançar novos recursos e inovar com mais rapidez.Ao longo de 2023, o Telegram ficou indisponível por um total de apenas 9 minutos dos 525.600 minutos do ano. Isso é um tempo de atividade de 99,9983% ?”

A última vez em que o Telegram teve demora no processamento de dados do seu sistema, foi quando várias redes sociais ficaram instáveis ao mesmo tempo e um grande número de internautas migrou repentimamente para a plataforma.

Às 15:00h, as respectivas contas do Instagram e do Facebook no X informaram que a situação havia sido normalizada.

Plataforma pró-liberdade de expressão?

Apesar do Telegram sempre ter se vendido como uma alternativa mais livre as demais redes sociais, a plataforma já se comprometeu em colaborar com o STF e o TSE no combate a qualquer conteúdo considerado pelo estado brasileiro como “anti-democrático”.

O app realmente supera as demais redes sociais em relação a várias funcionalidades. Mas não está tão distante delas quando o assunto é conluiu com o estado para repressão da liberdade de expressão. Se quiser alternativas verdadeiramente livres ao Telegram e demais redes sociais, opte por protocolos para mensageiros como o Matrix e protocolos para redes sociais como o Nostr.

Clicando aqui você encontrará um guia nosso para o Matrix e aqui um bom guia para o Nostr.

One thought on “CEO do Telegram alfineta a Meta após instabilidade do Facebook e Instagram”

  1. Muito obrigado pela ideia, agora graças a esse artigo tenho mais ferramentas de Liberdade. Ótimo trabalho. 👍👍👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Tecnologia

Governo Lula irá gastar R$ 197,7 milhões para monitorar brasileiros na internet

Desesperado com a crescente queda em sua popularidade, o governo Lula irá gastar R$ 197,7 milhões em serviços de IA para medir a popularidade do governo nas redes sociais. Além disso, há a possibilidade do governo também utilizar ferramentas para detectar o que ele considera como “fake news” e discursos “antidemocráticos”. Medindo a popularidade Por […]

Leia Mais
X
Tecnologia

E se o X for banido do Brasil?

Após as críticas de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news e já deu o aviso para que as operadores de internet fiquem de prontidão para bloquear o acesso dos internautas a rexe social X, caso o STF ordene. Além disso, Elon Musk recomendou, por […]

Leia Mais
Monark
Tecnologia

Bunker555: a plataforma de vídeos criada pelo Monark para concorrer com o YouTube

Após ter todas as contas no YouTube suspensas, o influencer Monark criou uma plataforma de vídeos concorrente, focada em total liberdade de expressão: o Bunker555. O anúncio foi feito pelo influencer em sua conta no X: Monark apresenta sua plataforma como capitalista e 100% livre de censura. Na página inicial do site, se encontra a […]

Leia Mais