E se o X for banido do Brasil?

X

Após as críticas de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news e já deu o aviso para que as operadores de internet fiquem de prontidão para bloquear o acesso dos internautas a rexe social X, caso o STF ordene.

Além disso, Elon Musk recomendou, por meio de uma publicação, que os usuários do X passassem a usar VPN para garantir que continuassem acessando a plataforma, caso o STF de fato a bloqueie no país.

Mas afinal, o que fazer caso o X seja bloqueado no Brasil?

Mantendo o acesso

A primeira solução óbvia seria o uso de um aplicativo que permitisse acesso ao X mesmo que ele fosse bloqueado no Brasil pelas operadoras de internet. E isso é possível graças as VPNs e proxys, já que ambas az ferramentas alem de ocultar o IP (endereço do aparelho que está acessando a internet) tambem serve como um intermediário entre o provedor de internet e o site ou plataforma que se pretende acessar. Com isso, é possível driblar o bloqueio.

A VPN e o proxy, são servidores que ocultam seu IP e o conteúdo que você está acessando na internet, com a diferença de que somente a VPN criptografa as informações que você está acessando de ponta a ponta. O Orbot, um aplicativo para Android, é um proxy que conecta o usuário a rede Tor, uma rede baseada em várias camadas de segurança que garante o anonimato do usuário enquanto ele acessa a web, ocultando inclusive seu IP.

O Orbot pode ser uma ótima opção para quem quer acessar algum aplicativo sem expor seu IP ou o que está acessando. Com ele tambem é possível acessar aplicativos bloqueados em um determinado país. Para isso, basta ir no ícone de engrenagem na página inicial do aplicativo e marcar as redes sociais que você quer acessar via Orbot.

Para usar o Orbot, basta baixá-lo no site The Guardian Project, que é responsável pelo seu desenvolvimento, ou aqui para baixar os pacotes de aplicativo diretamente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Tecnologia

Governo Lula irá gastar R$ 197,7 milhões para monitorar brasileiros na internet

Desesperado com a crescente queda em sua popularidade, o governo Lula irá gastar R$ 197,7 milhões em serviços de IA para medir a popularidade do governo nas redes sociais. Além disso, há a possibilidade do governo também utilizar ferramentas para detectar o que ele considera como “fake news” e discursos “antidemocráticos”. Medindo a popularidade Por […]

Leia Mais
Palel Durov
Tecnologia

CEO do Telegram alfineta a Meta após instabilidade do Facebook e Instagram

A partir do meio dia (horário de brasília) desta terça-feira, milhões de internautas foram surpreendidos com a instabilidade das redes sociais Facebook e Instagram. Ambas da empresa Meta, pertencente a Mark Zuckemberg. Enquanto as duas maiores redes sociais seguiam instáveis, Pavel Durov, o CEO do Telegram, aproveitou para alfinetar a Meta, afirmando que mesmo tendo […]

Leia Mais
Monark
Tecnologia

Bunker555: a plataforma de vídeos criada pelo Monark para concorrer com o YouTube

Após ter todas as contas no YouTube suspensas, o influencer Monark criou uma plataforma de vídeos concorrente, focada em total liberdade de expressão: o Bunker555. O anúncio foi feito pelo influencer em sua conta no X: Monark apresenta sua plataforma como capitalista e 100% livre de censura. Na página inicial do site, se encontra a […]

Leia Mais