Desempenho da economia global entre 2020 e 2024 será o pior dos últimos 30 anos, afirma Banco Mundial

BD News 24

Segundo o relatório “Prospectos da Economia Global”, elaborado pelo Banco Mundial e divulgado ontem, o desempenho econômico global entre os anos de 2020 e 2024 serão os piores dos últimos 30 anos. E como economistas austríacos sempre apontam, quando os economistas mainstream preveêm uma crise econômica, é porque ela será pior ainda.

Previsões nada animadoras

Diante do cenário negativo, o Banco Mundial estima que o crescimento da economia mundial deve diminuir pelo terceiro ano consecutivo em 2024, com uma alta de 2,4% em comparação aos 2,6% no ano passado. A entidade estima que o crescimento só voltará a acelerar em 2025, onde prevê alta de 2,7%.

Apesar deste não ser o único fator, a entidade aponta corretamente para o impacto da pandemia. Melhor dizendo, das políticas sanitárias. E mostra como muitas economias ainda não se recuperaram dos seus efeitos. O relatório também informa que 1 em cada 4 pessoas nos países emergentes será mais pobre do que no período anterior à pandemia.

Apontando para as causas erradas

Além de apontar para a pandemia como uma das causas da crise econômica global, o Banco Mundial também aponta para o aperto monetário como sua grande causa. Mas como os economistas austríacos bem demonstram, isso é completamente falso e equivocado.

A verdade é que o aperto monetário apenas impede que o boom inflacionário persista até gerar uma crise pior ainda mais a frente. É verdade que o aperto monetário antecipa a crise. Mas ela já iria acontecer uma vez em andamento, e caso não fosse tal medida ela acabaria ainda pior.

Como bem explicado pelo grande economista, Murray Rothbard em seu ensaio ‘Depressões Econômicas: Suas Causas e Sua Cura‘, a recessão econômica é o processo doloroso, nas necessário, para fazer com que a economia seja limpa dos maus investimentos gerados durante o boom inflacionário causado pela injeção de dinheiro do próprio governo.

Além do mais, mesmo que a verdadeira causa da crise econômica que se desenrola não tenha sido as políticas sanitaristas de bloqueios, elas a tornaram pior do que teria sido sem ela. E não faltaram economistas sérios alertando sobre os impactos de tais medidas.

Sem esperança?

Economistas austríacos já vinham alertando para a atual crise econômica e de como ela seria destrutiva. O que não significa que não há esperança para sairmos de tal situação.

Se governos pararem de imprimir dinheiro de forma irresponsável, deixarem a recessão fazer a limpeza na economia, eliminando os negócios insustentáveis que o próprio governo ajudar a criar, então mesmo que a recessão seja dolorosa e nos exija sacrifício, ela deixará espaço para recomeçarmos uma economia mais responsável.

Mas se tratando dos políticos e burocratas que vendem suas políticas econômicas irresponsáveis como soluções para todos os problemas (apesar de gerarem o efeito contrário) tal possibilidade é tão remota que beira à utopia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais