Direito de Resposta – A Febre das Eleições 2022

Lula e Bolsonaro exercendo seu direito de resposta no debate entre presidenciáveis

Se alguém pedir direito de resposta a esse artigo, ele será negado. Porém, se o TSE e o STF decidirem o contrário, acataremos. Afinal, quem pode manda, quem tem juízo obedece.

As eleições de 2022 tem nos mostrado uma nova compulsão política: o direito de resposta. Qualquer motivo bobo toma ares de urgência judicial ao ser solicitado como direito de resposta.

No último debate presidencial, antes do 1° turno das eleições do presente ano, realizado na TV Globo, houve uma avalanche de solicitações a direitos de respostas. Lula e Bolsonaro deixaram suas crianças internas se divertirem no playground.

A situação era mais ou menos assim: Lula é ladrão, dizia Bolsonaro. Lula exercia seu direito de resposta afirmando que Bolsonaro era mentiroso. Bolsonaro solicitava direito de resposta para dizer que Lula mentia ao dizer que ele, Bolsonaro, era mentiroso.

Houve um momento em que não sabíamos mais quem estava respondendo quem e sobre qual tema falavam. Bolsonaro chegou a pedir direito de resposta quando sequer havia sido mencionado.

Esse vício se estendeu para além dos debates televisivos desses candidatos. Nas campanhas do 2° turno, Bolsonaro responderá Lula 14 vezes, e Lula responderá Bolsonaro 184 vezes, durante as propagandas veiculadas na TV.

Parece que o direito de resposta se tornou um fetiche, igual a “obrigatoriedade”, por parte das celebridades do momento, de manifestar opinião nas redes sociais por qualquer coisa que esteja sendo compartilhada ou comentada freneticamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google
Eleições

Google e YouTube não irão impulsionar propaganda política nas eleições de 2024

O Google e sua plataforma de vídeos, o YouTube, não irão permitir que propagandas políticas sejam impulsionadas durante as Eleições de 2024. A decisão, segundo uma nota emitida pelo Google na quarta-fera, é em respeito as novas regras para propaganda eleitoral divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que correspondem ao artigo 27-A da resolução […]

Leia Mais
Eleições

Breves comentários sobre o candidato Javier Milei

Javier Milei tem verdadeiras chances de se tornar o novo presidente da Argentina. Em primeiro na corrida eleitoral até o momento, o candidato se autodenomina anarcocapitalista e libertário, prometendo, dentre outras, legalizar a venda de órgãos e extinguir o banco central. Para compreendermos melhor essa situação, devemos analisar com mais profundidade a iteração do sistema […]

Leia Mais
Haverá um 3° turno entre Bolsonaro e Lula?
Eleições

Notícia Boa: Bolsonaro Perdeu – Notícia Ruim: Lula Ganhou

Hoje é um dia de festa para os lulistas e um dia de luto para os bolsonaristas. Festejam aqueles que acreditam no resgate de um Brasil onde tudo era flores. Choram aqueles que acreditam que nos últimos quatros anos saímos do inferno. Como é notória nas disputas políticas a supressão da verdade, você pode escolher […]

Leia Mais