Google e YouTube não irão impulsionar propaganda política nas eleições de 2024

Google

O Google e sua plataforma de vídeos, o YouTube, não irão permitir que propagandas políticas sejam impulsionadas durante as Eleições de 2024. A decisão, segundo uma nota emitida pelo Google na quarta-fera, é em respeito as novas regras para propaganda eleitoral divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que correspondem ao artigo 27-A da resolução 23.732, de 27 de fevereiro de 2024.

Segundo a nota, a decisão entrará em vigor no dia 1º de maio. A partir desta, data nenhum conteúdo de candidatos poderá ser impulsionado, tanto no buscador como em outras plataformas do grupo, como o YouTube.

As medidas tomadas pela empresa foram devido ao prazo apertado para se adequar a algumas novas normas exigidas pelo TSE. Dentre as normas, estão a exigência da disponibilização em tempo real das informações sobre o conteúdo impulsionado, bem como os valores e responsáveis pelo pagamento. Também é exigida uma ferramenta que permita uma rápida e fácil consulta à essas informações.

Devido a impossibilidade de atender a tais exigências em um intervalo de tempo tão curto, a empresa optou pela suspensão de propagandas políticas em sua plataforma durante as eleições deste ano.

Impacto nas eleições

Obviamente que o TSE queria ter um controle maior sobre como as propagandas eleitorais seriam feitas. E com isso, ordenar a suspensão de qualquer propaganda que o órgão julgue “antidemocrático”.

Por outro lado, a decisão do Google e do YouTube de proibir propaganda política durante as eleições poderá afetar o desempenho eleitoral de paridos atualmente associados ao TSE e o STF, como o PSDB e o PT. Resta saber se o TSE tentará fazer algo a respeito.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Breves comentários sobre o candidato Javier Milei

Javier Milei tem verdadeiras chances de se tornar o novo presidente da Argentina. Em primeiro na corrida eleitoral até o momento, o candidato se autodenomina anarcocapitalista e libertário, prometendo, dentre outras, legalizar a venda de órgãos e extinguir o banco central. Para compreendermos melhor essa situação, devemos analisar com mais profundidade a iteração do sistema […]

Leia Mais
Haverá um 3° turno entre Bolsonaro e Lula?
Eleições

Notícia Boa: Bolsonaro Perdeu – Notícia Ruim: Lula Ganhou

Hoje é um dia de festa para os lulistas e um dia de luto para os bolsonaristas. Festejam aqueles que acreditam no resgate de um Brasil onde tudo era flores. Choram aqueles que acreditam que nos últimos quatros anos saímos do inferno. Como é notória nas disputas políticas a supressão da verdade, você pode escolher […]

Leia Mais
Lula e Bolsonaro exercendo seu direito de resposta no debate entre presidenciáveis
Eleições

Direito de Resposta – A Febre das Eleições 2022

Se alguém pedir direito de resposta a esse artigo, ele será negado. Porém, se o TSE e o STF decidirem o contrário, acataremos. Afinal, quem pode manda, quem tem juízo obedece. As eleições de 2022 tem nos mostrado uma nova compulsão política: o direito de resposta. Qualquer motivo bobo toma ares de urgência judicial ao […]

Leia Mais