Idoso assassinado devido à falsa acusação de violência sexual

Um caso lamentável ocorreu nesta segunda-feira (29), onde um idoso acusado injustamente de violência sexual, é um exemplo de como o sistema jurídico estatal é falho em não garantir duras penas para crimes hediondos, inclusive de “punições” injustas, sendo responsável por permitir mais violência contra inocentes.

O caso

De acordo com investigações da Polícia Civil, um idoso que havia sido espancado até a morte por ter praticado violência sexual, era inocente das acusações.

Segundo a polícia, o crime ocorreu no dia 17 setembro na Vila Andiroba, na Região Nordeste da capital. O senhor de 63 anos, que era funcionário da prefeitura e conhecido como “Vô”, foi espancado até a morte em um assassinato brutal.

Segundo a delegada Mônica Carlos, a falsa denúncia foi feita a criminosos da região por uma mulher que tem envolvimento com o tráfico.

Inicialmente, como ele era conhecido como ‘Vô na região’, os traficantes locais não fizeram nada com ele. Pediram autorização [aos chefes do tráfico] se podiam ou não ceifar a vida dele nas condições que foi ceifada. Esse tipo de crime de pedofilia, de estupro, a comunidade às vezes não aceita, não tolera. Naquela localidade não seria diferente. Então, ele foi morto de maneira cruel

Disse a delegada.
Delegada Mônica Carlos coordenou as investigações — Foto: Raquel Freitas/g1

Polícia e criminosos descobrem que a acusação de violência sexual era falsa

No entanto, após o crime, os policiais, até mesmo os autores do crime, descobriram que o acusado era inocente.

Os traficantes assim que tomaram conhecimento de que a suspeita era um boato, expulsaram da comunidade a mulher que fez a falsa acusação de violência sexual contra o idoso.

Porque, da mesma forma que eles não toleram estupro, pedofilia, eles não toleram mentira. E eles viram que mataram um inocente

Disse a delegada.

Busca e prisão dos criminosos

Durante as investigações, a polícia descobriu que a mulher e outras oito pessoas participaram do crime e a prisão delas foi pedida à Justiça.

Na última quinta-feira (25), após a operação batizada de Operação Hemera que contou com 60 policiais, 3 dos suspeitos foram presos. Na casa de um deles, uma arma foi apreendida.

Os trabalhos seguem para tentar localizar os outros cinco foragidos, entre os quais está a mulher que iniciou o boato.

A falha do sistema jurídico estatal em evitar condenações injustas

O caso é um lamentável exemplo de como o sistema jurídico estatal é falho, uma vez que a certeza da impunidade e falta de duras penas, inclusive em casos de erros de condenação como esse, permite que mais punições de inocentes se tornem possíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais