Legisladores russos aprovam confisco de bens de pessoas que desacreditam o exército

Oposição a Putin

As autoridades políticas russas estão tomando todas as medidas para silenciar aqueles que apontam para o que de fato a invasão a Ucrânia é: um ataque aos civis ucranianos e suas respectivas propriedades. E para isso, a câmara baixa do parlamento russo aprovou na quarta-feira um projeto de lei que permitiria às autoridades confiscar dinheiro, objetos de valor e outros bens de pessoas condenadas por divulgar “informações deliberadamente falsas” sobre as forças armadas do país.

Após sua rápida aprovação na Duma, espera-se que o projeto de lei passe rapidamente pela câmara alta do parlamento e receba a assinatura do presidente russo Vladimir Putin.

O presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, disse que a medida reforçaria a punição para aqueles que ele acusou de serem “traidores que jogam lama em nosso país e em nossas tropas” e “tiraria os títulos honoríficos desses canalhas, confiscaria seus bens, dinheiro e outros objetos de valor”.

A nova lei se aplicaria a pessoas que fossem condenadas por incitar publicamente “atividades extremistas”, exigir ações que prejudicassem a segurança do Estado ou “desacreditar” as forças armadas. Desacreditar as forças armadas russas tornou-se uma ofensa criminal de acordo com uma lei adotada como parte de uma ampla repressão do governo contra a dissidência depois que Moscou enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Em resumo: aqueles que expõem o que fato a invasão da Rússia a Ucrânia é.

E continuou:

“Todos os que tentam destruir a Rússia, que a traem, devem sofrer a merecida punição e pagar uma indenização pelos danos infligidos ao país, ao custo de seus bens”.

A lei proposta não parece incluir imóveis entre os bens sujeitos a apreensão, ao contrário da legislação draconiana da era soviética que autorizava a apreensão de moradias. Para tentar minimizar o aspecto evidentemente totalitário da medida, ele mostra como ela é menos draconiana que a usada pela ex-URSS:

“Não queremos reviver o confisco no estilo soviético. Não precisamos disso”, disse aos repórteres Pavel Krasheninnikov, chefe do comitê de assuntos jurídicos da Duma.

De toda forma, ainda é uma violação da liberdade e propriedade dos indivíduos que apenas estão denunciando os crimes do governo e exército russo.

As autoridades russas usaram a lei existente contra o “descrédito” dos militares, que abrange delitos como “justificar o terrorismo” e divulgar “notícias falsas” sobre as forças armadas, para silenciar os críticos de Putin. Vários ativistas, blogueiros e russos comuns foram condenados a longas penas de prisão.

(Antes que alguém pense que ignoramos os crimes do governo ucraniano, leia aqui e aqui)

Fonte: ABC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais