Libertarianismo implica em tolerância?

Libertarianismo e Tolerância

Nesta semana, um dos seguidores da Gazeta Libertária no Instagram demonstrou insatisfação com o artigo que postamos sobre a estátua do “Baphomet da Alvorada“. Nele, foi demonstrada uma forma libertária de lidar com a situação em que há repúdio coletivo a uma pessoa por ela ter exposto algo desagradável ao grupo insatisfeito.

O artigo tinha a intenção de usar a situação para apresentar uma solução libertária (sem envolver o uso da força) para as situações que mesmo não sendo agressivas, acabam ofendendo algumas pessoas. O usuário em questão acusou o site de “intolerância religiosa” para com a dona da estátua.

No entanto, em nenhum momento foi manifestada intolerância religiosa. E menos ainda, alguma postura incompatível com a ética libertária. No entanto, essa reclamação assim como o caso da estátua do Baphomet pode servir de oportunidade para abordar o tema da intolerância.

Libertarianismo e tolerância

Já é de longa data a discussão sobre tolerância no meio libertário. Por um lado, há os que afirmam que qualquer forma de intolerância é incompatível com o libertarianismo. Segundo estes, como o libertarianismo lida com a liberdade, qualquer crítica a algum comportamento livre seria “antilibertário”.

Do outro lado, há aqueles que defendem que a intolerância é compatível com o libertarianismo, já que é uma ação livre e que não viola, de fato, os direitos da pessoa discriminada. O último grupo está correto em sua conclusão e o primeiro grupo, por mais que tenha a melhor das intenções, ignora o verdadeiro fundamento do libertarianismo: o direito de propriedade privada.

Propriedade e tolerância

Como demonstrando por autores como Murray Rothbard, Hans-Hermann Hoppe, Stephen Kinsella – dentre outros – o libertarianismo consiste na defesa do direito de propriedade do indivíduo. Uma vez que ela é o único direito que pode ser exercido por todos em sociedade, sem gerar conflitos, ela consiste no único direito inviolável de qualquer indivíduo.

O libertarianismo não nega que nossas relações sociais possam ser analisadas sob outros aspectos e que outras questões mereçam atenção. Ele apenas se compromete com a defesa do único direito inviolável de qualquer indivíduo, deixando os demais aspectos das relações sociais por conta de outras abordagens.

O comprometimento ou não com o respeito ao direito de propriedade dos indivíduos sobre seu próprio corpo e bens é que será o fator determinante para considerar se uma atitude é libertária. É possível apontar para um determinado indivíduo como preconceituoso, intolerante, desrespeitoso, etc.

Mas na ausência de qualquer ação agressiva (violação da propriedade), não é possível afirmar que esse mesmo indivíduo age de forma “antilibertária”.

Inclusive, o ato de discriminar é uma demonstração prática de como a propriedade pode resolver conflitos na sociedade. Uma vez que se pode escolher com quem se quer interagir, conviver e negociar, os proprietários poderão evitar situações desagradáveis que só poderiam ser resolvidas por meio de confrontos.

Como bem demonstra o autor libertário Hans-Hermann Hoppe em sua obra ‘Democracia, O Deus Que Falhou’:

"Excluir outras pessoas da sua própria propriedade é o único meio pelo qual o proprietário pode evitar que “males” aconteçam (i.e., os eventos que provocarão a diminuição do valor da propriedade). Inexistindo o direito de excluir livremente, aumentará a incidência de males — alunos, funcionários e clientes mal-comportados, preguiçosos, podres e pouco confiáveis —, e cairá o valor das propriedades. Na verdade, a integração forçada (o resultado de todas as políticas de não discriminação) fomenta o mau comportamento e a má índole. Numa sociedade civilizada, a punição máxima para o mau comportamento é a expulsão, e os indivíduos de mau comportamento ou de má índole (mesmo que eles não cometam crimes) se verão rapidamente expulsos de todos os lugares e por todas as pessoas e se tornarão párias e desterrados, sendo removidos fisicamente da civilização. Trata-se de um duro preço a pagar; portanto, é reduzida a frequência de tal comportamento."

Conclusão

Independente das motivações que levem alguém a discriminar outra pessoa, enquanto houver respeito ao direito de propriedade, esse mesmo indivíduo não estará agindo de forma “antilibertária”.

Podemos discutir se uma determinada atitude é moralmente aceitável, mas isso é algo fora da seara do libertarianismo.

One thought on “Libertarianismo implica em tolerância?”

  1. I’m grateful for the exceptional service I receive from WDC Quantify Limited. Their team is not just knowledgeable but also incredibly patient and understanding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais