MP da liberdade econômica sendo usada a favor de empreendedores

Na última Sexta-Feira, dia 17 de Maio de 2019, Gianluca Lorenzon, Diretor Federal de Desburocratização do Brasil que tem ganhado cada vez mais destaque na mídia mainstream, relatou em uma publicação do Facebook o caso de dois empreendedores que usaram a MP 881 para impedir que a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, barrasse a comercialização de uma máquina capaz de fazer diversos exames de sangue a um baixo custo.

Confira abaixo o relato de Lorenzon:

Vocês querem saber por que no Brasil não pode ser o país onde surgem empresas como a Apple, Amazon e Google? Esses dois empreendedores abaixo vieram hoje em uma palestra minha na PUC-PR me contar sobre o projeto deles. Eles desenvolverem uma start up brasileira que permite em um pequeno equipamento, a um baixíssimo custo, fazer mais de uma centena de exames de sangue rapidamente. Vocês têm noção de como isso é revolucionário? Você poder saber em casa se tem zyca, entre outros aspectos. Própria rede pública se beneficiaria muito com redução de custos e mais exames rápidos à sua pronta disposição com um pequeno aparelho! Entretanto a Anvisa baixou regulação semana passada expressamente mencionando eles, e determinando que farmácias não poderiam fazer esses exames, mesmo já tendo lei nesse sentido! Então eles ontem ingressaram na justiça argumentando com base na MP de Liberdade Econômica que ocorreu abuso regulatório por parte da Anvisa, e hoje vieram me contar! Talvez consigamos melhorar o Brasil pouco a pouco nessa batalha! Esses empreendedores são sim nossos heróis!

Após ser questionado sobre a situação do aparelho, Gianluca adicionou o seguinte comentário à publicação:

O produto já está devidamente autorizado pela Anvisa para alguns testes, e se tratou de uma regulamentação restringido tão somente o local de uso (o que inviabilizaria o modelo do negócio do produto – alegadamente), considerando que, na interpretação da Anvisa, em farmácias só uma categoria denominada de autotestes poderia ser utilizada, e na interpretação da empresa, não deve ser isso, podendo o produto ser sim utilizado em farmácias, que já aplicam vacinas. Vamos ver o que o judiciário diz!

Lorenzon cedeu uma entrevista ao Raphaël Lima, do canal Ideias Radicais, no dia 8 de Maio deste ano. É possível conferir a entrevista logo abaixo:

Ao contrário dos irmãos Eduardo e Carlos Bolsonaro, que já fizeram declarações contrárias ao livre mercado e a favor do intervencionismo estatal na economia, Gianluca se mostra mais favorável ao mercado e contrário à intervenção estatal, alegando até mesmo ser um anarcocapitalista na entrevista supracitada.

Eduardo já fez com que a Petrobrás perdesse 32 bilhões de reais em valor de mercado graças à sua decisão de intervir na empresa, enquanto Carlos já afirmou que o “O livre mercado levam [sic] a aumento de preço”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais