Não, não devemos atacar a Rússia e iniciar a Terceira Guerra Mundial

Guerra russia ucrania tanques

A injustificada guerra do presidente Vladimir Putin contra a Ucrânia provocou o desprezo apropriado de grande parte do Ocidente, com os poderes americanos e europeus impondo sanções punitivas contra os invasores russos. Muitos estão inspirados pelo povo ucraniano defendendo sua pátria – e a “honra” ¹ do Presidente Volodymyr Zelensky – e desejam que possamos fazer ainda mais por eles.

De fato, o correspondente da NBC News Richard Engel, observando as forças russas marchando sobre Kyiv, contemplou se os EUA deveriam atacar diretamente o comboio russo.

“Talvez este seja o maior dilema de cálculo de risco/moral da guerra até agora. Um enorme comboio russo está a 30 milhas de Kyiv. Os EUA/NATO poderiam provavelmente destruí-lo. Mas isso seria um envolvimento direto contra a Rússia e arriscar tudo. Será que o Ocidente observa em silêncio enquanto tudo acontece?”

Deveria ser óbvio: Esta é uma péssima idéia. O risco é muito grande.

Primeiro, os Estados Unidos não pode atacar a Rússia porque o Congresso ainda não declarou guerra ao país. E não se enganem, um ataque direto às forças russas, seja pelo EUA ou pela OTAN, seria um ato de guerra. Isso traria duas das superpotências mundiais em conflito direto pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. O risco de um ataque nuclear, de ambos os lados, aumentaria dramaticamente. De fato, condições favoráveis para uma guerra nuclear total seriam, pela primeira vez na história mundial, finalmente alcançadas.

A situação dos ucranianos é trágica. Por mais que gostássemos de ajudá-los militarmente, os EUA não podem empreender um curso de ação com uma probabilidade significativa de causar aniquilação nuclear. Embora fosse gratificante punir Putin por tentar recuperar o império soviético, o comportamento malicioso de um mau agente não é desculpa para imprudência por parte dos EUA. Apesar da sugestão de Engel de que a situação apresenta um “dilema moral”, não há nenhum dilema aqui para falar: A guerra entre as potências nucleares não é uma opção.

O mesmo vale para as ideias de estabelecer uma “zona de exclusão aérea” sobre a Ucrânia. Uma zona de interdição de voo não é uma barreira mágica de proteção – os Estados Unidos teriam que reforçá-la, derrubando aviões russos. A força aérea russa é relativamente poderosa, portanto isto não seria um feito fácil. Mas, em todo caso, ainda equivaleria a uma guerra com a Rússia. Os Estados Unidos devem, portanto, rejeitar o pedido de Zelensky sobre uma zona de interdição de voo. A administração Biden tem até agora sabiamente indicado que tal atitude está fora de questão.

¹ Nós do Gazeta lamentamos o uso dessas expressões. Não concordamos que o presidente é honrável. Confira esse artigo, uma crítica sobre Zelensky e à Ucrânia.

Texto por ROBBY SOAVE | 2.28.2022 5:00 PM | Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais