Nova tecnologia pode revolucionar entregas com drones

Um drone de entrega de longa distância fabricado pela Wingcopter, um dos parceiros do projeto SUCOM Foto: Wingcopter

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma nova tecnologia poderá revolucionar o uso de drones nas entregas de longa distância por meio de celulares. Trata-se do protocolo SUCOM, que está sendo desenvolvido na Alemanha pelo Instituto Fraunhofer de Telecomunicações em parceria com os fabricantes de drones Wingcopter e Emqopter.

Superando as limitações do controle via celular

Segundo o site New Atlas, o protocolo SUCOM pretende superar as limitações existentes nas redes de celulares visando utilizá-las nos drones para entregas. Embora seja possível que os drones não tenham cobertura de rede em vários pontos ao longo de seu trajeto, devido ao fato das aeronaves acessarem várias torres de celular simultaneamente, elas continuam alternando entre as células de rede – o que leva a desconexões frequentes.

O protocolo SUCOM visa resolver exatamente este problema. Com ele, seria possível que os drones permanecessem conectados com suas operadoras por meio das redes de celulares, mesmo que houvesse flutuação em sua taxa de dados. Isso significa que informações importantes, como direção do voo, altitude, velocidade e coordenadas de GPS, estariam continuamente disponíveis em tempo real.

“Para comparação, equipamos um drone com um sistema LTE disponível comercialmente e outro com nosso módulo de rede móvel SUCOM, que possui os novos protocolos de comunicação.

Enquanto a conexão que usava o módulo convencional continuava caindo, o módulo SUCOM fornecia uma conexão estável. Graças aos nossos novos protocolos, a conexão é tão estável que não há interrupções. “

disse Tom Piechotta, cientista da Fraunhofer

Os membros da equipe também sobrevoaram um drone equipado com o módulo SUCOM através de um remoto “ponto morto” de celular com 14 km (9 milhas) de extensão, sem perder contato com a aeronave em nenhum ponto do voo.

Aplicações da tecnologia

A tecnologia já está sendo utilizada por drones de entrega médica no Malawi. Como a aeronave voa de forma autônoma sobre terreno acidentado por até 40 km (25 milhas) por vez, os operadores localizados remotamente podem monitorar suas informações de voo o tempo todo. E caso a conexão de celular falhe, os drones também são equipados com um sistema de comunicação via satélite.

Uma revolução para as entregas feitas com drones

O uso de drones e o número de suas aplicações vêm crescendo cada vez mais. Um bom exemplo está na agricultura, onde é possível monitorar as plantações de modo eficiente e com baixo custo.

Um dos principais problemas enfrentados no uso de drones controlados por celulares está nas interferências das várias redes móveis durante o percurso. Com o protocolo SUCOM esse problema poderá ser superado, permitindo entregas de longas distâncias.

Além da grande utilidade em situações emergenciais, como entregas de mantimentos em locais de difícil acesso, tal tecnologia pode permitir maior flexibilidade na entrega dos produtos aos consumidores. Além de ser uma alternativa muito mais barata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

O Telegram é realmente um aplicativo de mensagens criptografadas?

A prisão de Pavel Durov, CEO do Telegram, foi de fato uma demonstração de como o estado não tolera aqueles que não querem colaborar com fornecimento de informações que aumentem seu poder. Por outro lado, não podemos ignorar o fato de que para aqueles que realmente querem proteger suas mensagens do estado, que o Telegram […]

Leia Mais
Redes sociais
Tecnologia

Governo Lula irá gastar R$ 197,7 milhões para monitorar brasileiros na internet

Desesperado com a crescente queda em sua popularidade, o governo Lula irá gastar R$ 197,7 milhões em serviços de IA para medir a popularidade do governo nas redes sociais. Além disso, há a possibilidade do governo também utilizar ferramentas para detectar o que ele considera como “fake news” e discursos “antidemocráticos”. Medindo a popularidade Por […]

Leia Mais
X
Tecnologia

E se o X for banido do Brasil?

Após as críticas de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news e já deu o aviso para que as operadores de internet fiquem de prontidão para bloquear o acesso dos internautas a rexe social X, caso o STF ordene. Além disso, Elon Musk recomendou, por […]

Leia Mais