O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Economia de Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18).

O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com o aumento dos gastos público sob Lula, que tiveram um aumento de 6% ao ano. Tais gastos se deram principalmente através de “serviços sociais” (o assistencialismo de sempre).

Além disso, Lula incentivou o aumento do consumo por meio da queda artificial de juros, o que facilitou o uso de crédito pela população. Ele tambem aumentou o salário mínimo na base da canetada, o que Kupfer erroneamente considerou um aumento “real” em relação ao inflação, o que não foi o caso, já que a aceleração aumento dos preços irá consumir mais ainda a renda dos trabalhadores.

Seduzido pela narrativa keynesiana de que gasto público leva ao crescimento econômico por meio do incentivo ao consumo, Kupfer está apostando que Lula 3 irá levar a um maior desenvolvimento econômico por meio de suas políticas econômicas mais recentes. No entanto, aqueles versados na verdadeira ciência econômica sabem bem qual será o resultado disto.

O “jeito Lula” é a receita para o desastre

Ao contrário do que Kupfer e outros iludidos pelo keynesianismo pensam, as políticas econômicas adotadas por Lula geram apenas um boom artificial baseado em gastos que irá trazer um agravamento da recessão econômica adiante. Como a Escola Austríaca de Economia bem demonstra, tais gastos apenas dão a ilusão de creacimento econômico em um primeiro momento, devido ao aumento do consumo.

No entanto, sem uma poupança real necessária para disponibilizar recursos essenciais para o desenvolvimento econômico, tal boom não poderá durar muito tempo. Em um dado momento, a escassez de recursos devido a sua má alocação pelo estado em gastos público irá se refletir no aumento dos preços dos itens mais esseciais para o público, o que irá levar a um crash, que sempre segue um boom artificial durante um ciclo econômico.

(caso não saiba o que é um ciclo econômico e deseja tambem entender melhor sobre o assunto aqui abordado, clique aqui)

No fim de tudo, a falsa prosperidade gerada pelas políticas econômicas desastrosas aplicadas pelo governo Lula irá se revelar o embuste que é. Mas claro, como sempre, Lula e o PT irão procurar um bode expiatório para culpar, sejam os empresários, oposição, ou como está na moda, as mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais