O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Economia de Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18).

O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com o aumento dos gastos público sob Lula, que tiveram um aumento de 6% ao ano. Tais gastos se deram principalmente através de “serviços sociais” (o assistencialismo de sempre).

Além disso, Lula incentivou o aumento do consumo por meio da queda artificial de juros, o que facilitou o uso de crédito pela população. Ele tambem aumentou o salário mínimo na base da canetada, o que Kupfer erroneamente considerou um aumento “real” em relação ao inflação, o que não foi o caso, já que a aceleração aumento dos preços irá consumir mais ainda a renda dos trabalhadores.

Seduzido pela narrativa keynesiana de que gasto público leva ao crescimento econômico por meio do incentivo ao consumo, Kupfer está apostando que Lula 3 irá levar a um maior desenvolvimento econômico por meio de suas políticas econômicas mais recentes. No entanto, aqueles versados na verdadeira ciência econômica sabem bem qual será o resultado disto.

O “jeito Lula” é a receita para o desastre

Ao contrário do que Kupfer e outros iludidos pelo keynesianismo pensam, as políticas econômicas adotadas por Lula geram apenas um boom artificial baseado em gastos que irá trazer um agravamento da recessão econômica adiante. Como a Escola Austríaca de Economia bem demonstra, tais gastos apenas dão a ilusão de creacimento econômico em um primeiro momento, devido ao aumento do consumo.

No entanto, sem uma poupança real necessária para disponibilizar recursos essenciais para o desenvolvimento econômico, tal boom não poderá durar muito tempo. Em um dado momento, a escassez de recursos devido a sua má alocação pelo estado em gastos público irá se refletir no aumento dos preços dos itens mais esseciais para o público, o que irá levar a um crash, que sempre segue um boom artificial durante um ciclo econômico.

(caso não saiba o que é um ciclo econômico e deseja tambem entender melhor sobre o assunto aqui abordado, clique aqui)

No fim de tudo, a falsa prosperidade gerada pelas políticas econômicas desastrosas aplicadas pelo governo Lula irá se revelar o embuste que é. Mas claro, como sempre, Lula e o PT irão procurar um bode expiatório para culpar, sejam os empresários, oposição, ou como está na moda, as mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais
Murray Rothbard Pânico de 1819
Economia

Pânico de 1819: A Primeira Grande Crise Econômica dos EUA

Em 1819, se iniciava a primeira grande crise econômica dos EUA. A primeira de muitas das grandes crises que vem abalando a maior economia do mundo. No entanto, essa crise teve algumas características que a diferenciam da maioria das crises subsequentes, como a não intervenção do estado para sua resolução, alem de sua curta duração: […]

Leia Mais