O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Economia de Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18).

O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com o aumento dos gastos público sob Lula, que tiveram um aumento de 6% ao ano. Tais gastos se deram principalmente através de “serviços sociais” (o assistencialismo de sempre).

Além disso, Lula incentivou o aumento do consumo por meio da queda artificial de juros, o que facilitou o uso de crédito pela população. Ele tambem aumentou o salário mínimo na base da canetada, o que Kupfer erroneamente considerou um aumento “real” em relação ao inflação, o que não foi o caso, já que a aceleração aumento dos preços irá consumir mais ainda a renda dos trabalhadores.

Seduzido pela narrativa keynesiana de que gasto público leva ao crescimento econômico por meio do incentivo ao consumo, Kupfer está apostando que Lula 3 irá levar a um maior desenvolvimento econômico por meio de suas políticas econômicas mais recentes. No entanto, aqueles versados na verdadeira ciência econômica sabem bem qual será o resultado disto.

O “jeito Lula” é a receita para o desastre

Ao contrário do que Kupfer e outros iludidos pelo keynesianismo pensam, as políticas econômicas adotadas por Lula geram apenas um boom artificial baseado em gastos que irá trazer um agravamento da recessão econômica adiante. Como a Escola Austríaca de Economia bem demonstra, tais gastos apenas dão a ilusão de creacimento econômico em um primeiro momento, devido ao aumento do consumo.

No entanto, sem uma poupança real necessária para disponibilizar recursos essenciais para o desenvolvimento econômico, tal boom não poderá durar muito tempo. Em um dado momento, a escassez de recursos devido a sua má alocação pelo estado em gastos público irá se refletir no aumento dos preços dos itens mais esseciais para o público, o que irá levar a um crash, que sempre segue um boom artificial durante um ciclo econômico.

(caso não saiba o que é um ciclo econômico e deseja tambem entender melhor sobre o assunto aqui abordado, clique aqui)

No fim de tudo, a falsa prosperidade gerada pelas políticas econômicas desastrosas aplicadas pelo governo Lula irá se revelar o embuste que é. Mas claro, como sempre, Lula e o PT irão procurar um bode expiatório para culpar, sejam os empresários, oposição, ou como está na moda, as mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais