O preço da farra do Fed já chegou

O preço da farra do Fed já chegou

O que os economistas austríacos já vinham prevendo nos últimos anos já está perto de se concretizar: a recessão econômica está chegando! A farra do Fed com impressão de dinheiro e expansão artificial do crédito para manter investimentos insustentáveis e manter assim uma falsa aparência de economia saudável, foi uma tentativa fracassada de adiar o inevitável.

Economia americana em pânico

A expectativa dos economistas mainstream de que as injeções de dinheiro do Fed poderiam manter o crescimento da economia americana, vem sendo frustrada pela queda na Bolsa de Valores, aumento de demissões, redução no consumo e queda nas negociações imobiliárias.

A Bolsa de Valores, por exemplo, teve uma perda de cerca de US$ 1,5 trilhão, com os índices voltando a cair nesta quinta-feira. As Bolsas de Valores da Europa, Ásia e do Brasil também fecharam em baixa nesta quinta-feira, refletindo a crise financeira que já está se espalhando no mundo todo. Em Wall Street, a Apple e a fabricante de chips Broadcom tiveram queda de 2,5% e 4,3%, respectivamente.

A realidade é que a inflação está subindo e as taxas de juros estão subindo”, disse Terry Sandven, estrategista-chefe de ações do US Bank Wealth Management em Minneapolis, Minnesota. 

A queda no consumo é outra consequência da crise sendo sentida pelas empresas. Com a alta da inflação, vários varejistas, como Walmart e Target, reduziram as previsões de lucros para o ano inteiro.

Isso levará a um crescimento mais lento do emprego nas indústrias de varejo e comércio eletrônico“, disse Bill Adams, economista-chefe do Comerica Bank em Dallas, Texas. 

A liquidação do mercado de ações pode diminuir o sentimento dos negócios e tornar algumas empresas mais cautelosas sobre as contratações, especialmente aquelas que têm fluxo de caixa negativo e dependem do dinheiro dos investidores para financiar operações como muitas startups

informou Adams.  

Com a redução dos lucros de muitas empresas e até quebra de outras, cortes nos custos são inevitáveis, e isso inclui demissões de funcionários. O aumento de desemprego também é preocupante, levando a um aumento de 21 mil pedidos de seguro-desemprego somente na última semana.

Diagnóstico errado

Ao contrário do que a mídia alinhada com a economia mainstream pensa, não é a decisão do Fed de subir a taxa de juros que está gerando essa crise (que inevitavelmente irá desembocar em uma ressecção), mas sim, as políticas anteriores do Fred, com expansão da oferta monetária e o crédito, levando à investimentos insustentáveis na conjuntura atual.

A decisão do Fed é na verdade uma tentativa de frear a inflação e quem sabe, adiar a ressecção. Consequentemente, isso irá adiar o que já estava por vir, com a consequente queda nos lucros de várias empresas e falência de outras, levando ao aumento do desemprego e desaceleração da economia.

No entanto, mesmo a elevação dos juros pelo Fed não pode evitar a ressecção que está por vir, apenas conseguindo no máximo adiantar o problema e evitar que ele se tornasse pior, caso ele persistisse em manter a taxa de juros artificialmente baixa.

Outra falha dos economistas mainstream, é em acreditarem que a pandemia (na verdade, as paralizações) e a guerra entre Rússia e Ucrânia são as únicas causas da crise. Ignoram a expansão da oferta monetária e do crédito como a principal causa, enquanto as já citadas apenas agravaram a situação.

O quê está por vir?

Caso os estados do mundo todo não interfiram, a ressecção que virá irá impactar fortemente várias indústrias, levando muito mais empresas à falência e muitas pessoas ao desemprego. Para aqueles não familiarizados com a Escola Austríaca de Economia, isso pode parecer algo que deva ser evitado a todo custo pelos estados. No entanto, para os familiarizados com a economia austríaca, isso é um processo doloroso, mas necessário, uma vez que permitirá que investimentos insustentáveis liberem recursos para empreendimentos que refletem as condições reais do mercado, e isso inclui a absorção da mão de obra que ficar desempregada.

Infelizmente, pelo histórico que temos da gestão do governos diante das crises, é possível presumir que provavelmente irão fazer de tudo para manter sua popularidade injetando mais dinheiro na economia e mantendo negócios insustentáveis apenas para evitar as dores da ressecção. Os economistas austríacos sabem que isso irá apenas arrastar o problema e evitar que o problema seja de fato resolvido.

Nos resta apenas torcer para que evitem ao máximo interferirem nisso, o que se tratando dos políticos é pouco provável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais