O que aconteceria com o Bitcoin se o teto da dívida dos EUA fosse estourado? (Opinião)

Dívida dos EUA e o Bitcoin

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Observe a pequena linha azul no Google Trends para “bitcoin” atingir o teto se os EUA não pagarem sua dívida. O BTC pode sofrer em um primeiro momento com a redução do risco nos mercados, mas poderia facilmente brilhar em outra crise financeira global.

Republicanos da Câmara chegaram a um acordo provisório com a Casa Branca do presidente Joe Biden no fim de semana do Memorial Day. O acordo ajudará a aumentar o limite da dívida estabelecido pelo Congresso para empréstimos federais.

Mas isso ainda não está garantido. Os democratas da Câmara estão insatisfeitos com algumas das concessões de última hora feitas pelo governo Biden. Enquanto isso, os republicanos podem não apoiar o projeto de lei devido ao recente acordo sobre o limite da dívida. O senador americano Rand Paul (R-KY) disse que não votará a favor do projeto no Senado.

Acordo sobre a dívida dos EUA é alcançado, mas não é definitivo

O Tesouro pode começar a ficar sem dinheiro para pagar as contas que vencem já em 5 de junho se o teto da dívida não for aumentado:

“Nos Estados Unidos, uma inadimplência poderia causar o congelamento dos mercados financeiros e desencadear uma crise financeira internacional. Os analistas dizem que milhões de empregos desapareceriam, as taxas de empréstimo e de desemprego aumentariam e uma queda no mercado de ações poderia apagar trilhões de dólares em riqueza familiar. Isso praticamente destruiria o mercado de US$ 24 trilhões de dívidas do Tesouro.”

Então, o que aconteceria com o Bitcoin e o preço de outras criptomoedas se os EUA não cumprissem suas obrigações? A inadimplência da dívida colocaria a economia em um enorme aperto. Isso poderia facilmente fazer com que os preços das criptomoedas caíssem em todos os setores.

A inadimplência prejudicaria os preços das criptomoedas… em um primeiro momento

Os preços das criptomoedas e das ações estiveram em correlação por 18 meses, quando o inverno das criptomoedas descongelou em janeiro. Durante a primeira metade de 2023, a correlação permaneceu significativa.

E se a economia travar, as ações despencarem e houver outra crise financeira global? Os preços das criptomoedas que se movem em correlação com as ações estariam aptos a despencar. Portanto, se os EUA entrarem em default em vez de estender o teto da dívida em breve, a perspectiva macroeconômica para os preços das criptomoedas provavelmente será muito baixa.

Por outro lado, a inadimplência dos EUA levaria os mercados financeiros a uma desordem total. Isso poderia fazer com que o Bitcoin parecesse muito melhor em comparação. Na verdade, isso tenderia a apoiar a tese dos permabulls do Bitcoin de que os sistemas financeiros gerenciados centralmente inevitavelmente decepcionam seus usuários com corrupção e má administração.

Portanto, depois de uma queda inicial nos preços das criptomoedas, enquanto os mercados se afastam do risco, o Bitcoin pode conseguir algumas pernas para uma forte corrida de alta. Isso é o que aconteceu após a série de grandes falências bancárias em março.

Artigo escrito por Wesley Messamore, publicado em Crypto Potato e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitcoin El Salvador
Criptomoedas

Programa Um Bitcoin por Dia continua em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, compartilhou uma atualização sobre o “programa de 1 bitcoin por dia” de El Salvador na plataforma de mídia social X na sexta-feira. O “programa de 1 bitcoin por dia” foi iniciado em novembro de 2022, quando Bukele anunciou a compra diária de um bitcoin por El Salvador, começando […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

A ascensão meteórica do Bitcoin e o que acontecerá em seguida

O artigo a seguir é uma entrevista do economista Doug Casey ao site International Man sobre a tendência de alta do Bitcoin e seu futuro daqui em diante International Man: O preço do Bitcoin está subindo. Recentemente, ultrapassou seu recorde histórico anterior de cerca de US$ 69.000, que foi estabelecido em novembro de 2021. Qual […]

Leia Mais
Pablo Marçal
Criptomoedas

Projeção? Influencer Pablo Marçal afirma que 99% dos usuários de Bitcoin são “bandidos”

Em um vídeo polêmico publicado em seu canal no YouTube, o influencer (ou seria coach?) e político Pablo Marçal fez afirmações ousadas sobre o Bitcoin e seus usuários. No vídeo, Marçal afirmou que o Bitcoin “não possui lastro” e que 99% dos seus usuários são “bandidos”. No vídeo publicado na última sexta-feira, o coach argumentou […]

Leia Mais