A empresa de inteligência artificial, Perplexity AI lançou uma versão sem censura do chat AI chinês de código aberto, DeepSeek R1. Batizado de R1 1776, o novo chat AI faz parte do objetivo da Perplexity de resolver o que ela considera como um grande problema da DeepSeek R1, que é sua recusa em responder a tópicos sensíveis, especialmente aqueles que foram censurados pelo Partido Comunista Chinês (PCC).
O anúncio do lançamento foi feito na última terça-feira, eu seu site oficial da empresa. No anúncio, a empresa de inteligência artificial, Perplexity AI lançou uma versão sem censura do chat AI chinês de código aberto, DeepSeek R1. A Perplexity informou que o R1 1776 foi pós-treinado para fornecer informações “imparciais, precisas e factuais”. E isso inclui informações que o governo chinês restringe o acesso ao modelo DeepSeek original.
Como apontado por represenantes da Perplexity, o DeepSeek-R1 ignora a pergunta e responde com argumentos prontos do Partido Comunista Chinês. A Perplexity argumenta que, em contrapartida, o R1 1776 informa respostas precisas a todas as consultas dos usuários. Isso significa que ela não poderia fazer uso dos poderosos recursos de raciocínio do R1 sem primeiro mitigar seu viés e censura.
A Perplexity também afirmou que, durante o pós-treinamento, teve como foco principal a reunião de dados de alta qualidade relacionados a tópicos censurados na China. Isso envolveu coletar tanto consultas quanto respostas factuais.
Com esses esforços, foi possível alimentar um sistema de detecção e correção de censura multilíngue, ensinando essencialmente o modelo a reconhecer quando estava aplicando censura política e a responder com uma resposta informativa.
Após esse ajuste fino especial (que a Perplexity apelidou de “R1 1776” para destacar o tema da liberdade), o modelo foi disponibilizado abertamente. A Perplexity afirma ter eliminado os filtros e vieses de censura chineses das respostas do DeepSeek R1, sem alterar suas principais capacidades.
Ao tornar o R1 1776 de código aberto, a Perplexity também tornou os pesos e as alterações do modelo transparentes para a comunidade. Desenvolvedores e pesquisadores agora podem baixá-lo do Hugging Face e até mesmo integrá-lo via API baixando-o no Sonar, garantindo que a remoção da censura possa ser examinada e desenvolvida por outros.


O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.