Haddad afirma que Lula tem obsessão com Mercosul. Eis o motivo

Haddad e Lula defendem maior integração do Brasil no Mercosul

Em entrevista ao Correio Brasilense, o ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, afirmou que o atual presidente tem obsessão pelo Mercosul.

Maior aproximação entre governos sul-americanos

Desde 2021 que Lula vinha apresentando seu interesse no Mercosul, o vendo como uma maior aproximação entre os países da América do Sul. O atual presidente do Brasil também não é o único a achar isso. Alberto Fernández, presidente da Argentina, também possuía bastante interesse no bloco econômico, e tinha esperança de que com a vitória de Lula nas eleições, um maior estreitamento entre os países fosse retomado.

Além do interesse em uma maior integração econômica, Haddad e Lula também mostram interesse na ideia de uma moeda única para a América do Sul. A ideia no caso é fazer algo similar à União Européia

Os verdadeiros interesses por trás do Mercosul

Na prática, o Mercosul é apenas uma barreira de proteção das indústrias sul-americanas contra as empresas estrangeiras. A parceria entre os estados sul-americanos e as indústrias locais vem ficando cada vez mais evidente nos últimos anos.

Impossível não lembrar de quanto o PT, por meio do BNDS, concedeu crédito barato a grandes empresas nacionais, como Oi, Magazine Luiza e Itaú. A proteção que os governos de esquerda dão a muitas destas empresas por meio do protecionismo é recomendada com o apoio político destes últimos.

Também há o fato de que as taxas de importação concedem uma fonte extra de renda para o governo, além de um maior controle sobre a economia nacional.

O que o Mercosul significa de fato

Apesar de todo o discurso em torno do Mercosul, o apresentando como impulsionador das economias sul-americanas, a verdade é que na prática ele significa apenas bens importados mais caros para os consumidores locais. As taxas de importação mantém os produtores locais protegidos da concorrência estrangeira, enquanto a população fica refém dos seus produtos, muitas vezes de qualidade inferior, e com preços mais altos.

Se Lula e Haddad querem o melhor para os brasileiros, defender uma maior integração do Mercosul é justamente o que eles não deveriam fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad afirma que memes que estão criando sobre ele são baseados em “desinformação”

Os memes feitos em crítica ao aumento de impostos atribuído ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estão tomando conta da internet no Brasil. O ministro, porém, afirma que tais memes em crítica a ele são baseados em “desinformação“. Os memes Após a criação de novos impostos, o ministro Haddad se tornou alvo de diversos […]

Leia Mais
Política

Aumenta a pressão sobre Biden para que ele repense sua candidatura

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu crescer a pressão para que reconsiderasse sua candidatura à reeleição, que é questionada tanto por membros de seu partido quanto por apoiadores importantes, como o ator George Clooney. Em meio à cúpula da OTAN, que de terça a quinta-feira reúne em Washington os chefes de […]

Leia Mais
Política

O Fórum Econômico Mundial ainda está conspirando contra sua liberdade

Em janeiro passado, a elite da humanidade se reuniu novamente em Davos, na Suíça, para planejar o resto de nossas vidas. Os líderes do Fórum Econômico Mundial (FEM) são moralmente superiores porque se dedicam a destruir sua liberdade de salvar a Terra ou, pelo menos, proteger o habitat das plantas. Sessenta chefes de governo de […]

Leia Mais