Haddad afirma que Lula tem obsessão com Mercosul. Eis o motivo

Haddad e Lula defendem maior integração do Brasil no Mercosul

Em entrevista ao Correio Brasilense, o ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, afirmou que o atual presidente tem obsessão pelo Mercosul.

Maior aproximação entre governos sul-americanos

Desde 2021 que Lula vinha apresentando seu interesse no Mercosul, o vendo como uma maior aproximação entre os países da América do Sul. O atual presidente do Brasil também não é o único a achar isso. Alberto Fernández, presidente da Argentina, também possuía bastante interesse no bloco econômico, e tinha esperança de que com a vitória de Lula nas eleições, um maior estreitamento entre os países fosse retomado.

Além do interesse em uma maior integração econômica, Haddad e Lula também mostram interesse na ideia de uma moeda única para a América do Sul. A ideia no caso é fazer algo similar à União Européia

Os verdadeiros interesses por trás do Mercosul

Na prática, o Mercosul é apenas uma barreira de proteção das indústrias sul-americanas contra as empresas estrangeiras. A parceria entre os estados sul-americanos e as indústrias locais vem ficando cada vez mais evidente nos últimos anos.

Impossível não lembrar de quanto o PT, por meio do BNDS, concedeu crédito barato a grandes empresas nacionais, como Oi, Magazine Luiza e Itaú. A proteção que os governos de esquerda dão a muitas destas empresas por meio do protecionismo é recomendada com o apoio político destes últimos.

Também há o fato de que as taxas de importação concedem uma fonte extra de renda para o governo, além de um maior controle sobre a economia nacional.

O que o Mercosul significa de fato

Apesar de todo o discurso em torno do Mercosul, o apresentando como impulsionador das economias sul-americanas, a verdade é que na prática ele significa apenas bens importados mais caros para os consumidores locais. As taxas de importação mantém os produtores locais protegidos da concorrência estrangeira, enquanto a população fica refém dos seus produtos, muitas vezes de qualidade inferior, e com preços mais altos.

Se Lula e Haddad querem o melhor para os brasileiros, defender uma maior integração do Mercosul é justamente o que eles não deveriam fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais