PSDB processa Facebook e registra prova em blockchain

PSDB processa Facebook e registra prova em blockchain

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de Minas Gerais, processou o Facebook, fazendo uso de provas registradas em blockchain. O processo é referente a um caso que ocorreu durante as eleições de 2020 no município de Santa Juliana, após a página chamada “Realidade Santa Julianense”, ter publicado um vídeo sobre o atual prefeito da cidade, considerado pelo partido uma grave ameaça a sua candidatura.

Não podendo identificar o dono da página por ser anônimo, o partido político recorreu à Justiça Eleitoral de Minas Gerais para remover a publicação. Em 1.ª Instância, o Juiz Eleitoral que cuidava do caso determinou a suspensão da página.

NOS TERMOS DO INCISO IV, DO ART. 5º, DA CF: IV – É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO. O CONTEÚDO POSTADO, DE NÍTIDO CARÁTER ELEITOREIRO, É VEICULADO POR PERFIL ANÔNIMO, O QUE NÃO É PERMITIDO

O PSDB ainda exigiu que os dados do perfil fossem revelados e foi atendido.

Para provar sua acusação, o PSDB havia registrado o conteúdo em blockchain, uma vez feito isso, mesmo que o autor da postagem alterasse ou excluísse o conteúdo, a prova estaria registrada de forma permanente.

Facebook se defende das acusações do PSDB

Em sua defesa, o Facebook argumentou que excluir uma página inteira da plataforma pode ser considerada uma violação da liberdade de expressão do usuário. A plataforma reiterou que “exclusões de conteúdos devem ser cirúrgicas”.

O Facebook ainda argumentou que nenhuma publicação em sua rede social é anônima, e que remover o conteúdo de sua rede social usando esse argumento é um equívoco. Segundo a rede social, com o IP é possível identificar os usuários.

Em seguida, o Facebook apresentou os dados do usuário à justiça eleitoral, o citando na carta. Em sua defesa, o usuário disse que não tinha feito uma publicação de cunho político e nem tinha interesse em ser candidato, sendo inclusive morador de outra cidade.

Ainda que pelo fato do prefeito de Santa Juliana ocupar um cargo de destaque, ele estava sujeito a ser alvo de críticas pela população.

O julgamento do caso

Após o processo ter alcançado a 2.ª Instância do Tribunal Eleitoral, o caso foi transferido para a capital do Estado, Belo Horizonte.

Os relatores do TRE-MG então votaram o pedido do PSDB contra a página no Facebook, e apesar de reconhecerem o recurso do partido, negaram seu provimento.

Quer aprender mais sobre blockchain e criptomoedas? Leia este guia para entender melhor sobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais