Radiação aumenta em Chernobyl após tomada russa

Aumenta os níveis de radiação Chernobyl após tomada russa

A agência nuclear da Ucrânia advertiu nessa sexta-feira que a radiação na usina nuclear de Chernobyl havia excedido os níveis de controle após as tropas russas terem tomado o controle da área.

Em uma declaração oficial, especialistas da agência nuclear estadual disseram que a mudança é devido ao movimento de um grande número de máquinas militares pesadas levantando a camada superior do solo para o ar.

A condição das instalações nucleares de Chernobyl e outras localidades permanece inalterada, de acordo com a Inspetoria Reguladora Nuclear Estatal da Ucrânia.

Uma explosão e um incêndio na usina de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, levaram ao pior desastre nuclear do mundo.

A Rússia lançou uma invasão sem precedentes à Ucrânia nesta quinta-feira, com as autoridades advertindo na sexta-feira que as tropas russas estavam se aproximando da capital de Kiev.

A agressão provocou temores de uma crise humanitária devastadora e representa uma das piores crises de segurança na Europa em décadas.

As forças russas capturaram o controle da usina nuclear de Chernobyl na quinta-feira, levando um assessor do gabinete presidencial a advertir que agora era “impossível” considerar o reator fechado seguro.

Imagens: CNN, The Sun, NDTV.

Mykhailo Podolyak, um assessor do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, descreveu o ataque das tropas russas como “inútil”, informou a Reuters, e disse que representava “uma das ameaças mais sérias na Europa de hoje”.

O Ministério do Interior da Ucrânia afirmou que estava monitorando um aumento nos níveis de radiação, mas a situação não é crítica por enquanto.

O Ministério da Defesa da Rússia disse na sexta-feira que os pára-quedistas russos haviam concordado com os militares ucranianos em garantir conjuntamente a segurança das instalações.

Atividades conjuntas envolvendo pára-quedistas russos e membros de serviços ucranianos … garantem que as unidades nacionalistas e outras organizações terroristas não poderão aproveitar os atuais desenvolvimentos no país para encenar uma provocação nuclear

disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo Igor Konashenkov, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.

Máxima contenção em Chernobyl

As estimativas dos números de vítimas diretas e indiretas do desastre de Chernobyl variam, embora o grupo ambiental Greenpeace coloque o eventual número de mortes por cânceres causados por Chernobyl em cerca de 100.000.

A zona de exclusão de Chernobyl, uma vasta e vazia terra de aproximadamente 1.000 milhas quadradas ao redor do desastre do reator fechado, fica entre a capital de Kiev e a fronteira Bielo-Ucrânia.

Falando pouco depois que as tropas russas assumiram o controle da usina nuclear na quinta-feira, Zelensky disse via Twitter:

“Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”.

“Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”

acrescentou ele.

O watchdog nuclear das Nações Unidas disse que está acompanhando o conflito na Ucrânia com “grande preocupação” e pediu “a máxima contenção para evitar qualquer ação que possa colocar em risco as instalações nucleares do país”.

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Mariano Grossi, disse quinta-feira que era de “importância vital que as operações seguras e protegidas das instalações nucleares naquela zona não fossem afetadas ou interrompidas de forma alguma”.

Grossi disse que a AIEA permanece em contato permanente com sua homóloga ucraniana.

Atualizações sobre o conflito Rússia x Ucrânia em tempo real

Artigo escrito por Sam Meredith, publicado na CNBC News. Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola cívico-militar
Política

Sobre a polêmica em torno do projeto das escolas cívico-militares

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (21), o projeto de lei que viabiliza a implementação de escolas cívico-militares nas redes municipais e estaduais de educação do estado de São Paulo. Para muitos preocupados com a doutrinação esquerdista sobre as crianças nas escolas, o projeto é visto como uma saída. No […]

Leia Mais
Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais