Trump diz que ‘deve combinar’ impressão de dinheiro da China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs que os EUA manipulem moeda chinesa e europeia, provocando uma queda no valor do dólar.

O presidente compartilhou seus pensamentos em um tweet publicado em 3 de julho:

A China e a Europa jogam muito e manipulam dinheiro em seu sistema para competir com os EUA. Devemos COMBINAR, ou continuar a ser os manequins que se sentam e olham educadamente enquanto outros países continuam a jogar seus jogos – como eles têm feito há muitos anos!

O ataque renovado vem apesar do fato de que a administração Trump formalmente parou de acusar a China de desvalorizar sua moeda para obter vantagens comerciais injustas apenas dois meses atrás.

Tanto no Twitter quanto no Reddit, os comentários foram rápidos em observar que, à luz dessa política monetária de “corrida para o fundo”, o tweet de Trump equivale praticamente a uma “ordem direta […] para comprar bitcoin”.

https://twitter.com/PeterMcCormack/status/1146519791684980737

Judy Shelton, nomeada para o conselho do Trump, havia tuitado no dia anterior que “se esforçaria para apoiar a agenda econômica pró-crescimento dos EUA com a política monetária apropriada”.

Em um tweet publicado em 3 de Julho, o analista da eToro, Mati Greenspan, afirmou acreditar que a influência das tendências macroeconômicas sobre o Bitcoin já é uma realidade, afirmando:

“Meu entendimento é que a política do banco central é o maior impulsionador de todos os mercados, incluindo a criptografia.”

A provocação do presidente provocou novas ondas na Europa, com um especialista em estratégia de câmbio dizendo à CNBC que teme que o governo possa aplicar “tarifas compensatórias” na UE. setor automotivo, justificando-o como uma resposta ao que o Departamento de Comércio considera como a depreciação artificial da moeda de certos países.

Outros estrategistas de moedas observaram o momento inesperado do ataque renovado à política cambial da China, argumentando que o yuan aparentemente não foi manipulado nos últimos dois anos.

Com os políticos a armarem moedas nacionais fiduciárias para ganhar vantagem no comércio, o argumento para a criptomoeda como um ativo de refúgio seguro parece mais robusto do que nunca.

Em comentários no início desta semana, o co-fundador da Morgan Creek Digital Assets, Anthony “Pomp” Pompliano, previu que o Bitcoin (BTC) atingiria US$ 100.000 até o final de 2021, citando o atual clima de instabilidade global como um grande fator determinante.

Fonte: Cointelegraph


Leia como a Guerra Comercial entre EUA e China pode afetar as criptomoedas clicando aqui.

Leia também sobre como a Sony, a Microsoft e a Nintendo, três das maiores empresas de games do mundo, se uniram contra o aumento de impostos nos EUA causado pela guerra tributária fomentada pelo governo Trump clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais