Panos Mourdoukoutas, colunista, professor e presidente do Departamento de Economia da Universidade de Long Island, em Brookville, Nova York, e colaborador da Forbes faz questão de que a guerra comercial está mudando para tecnologia, o que afeta imediatamente os ativos digitais. O Bitcoin ganhou cerca de 130% desde o começo do ano, mas não está sozinho, já que outras moedas importantes também estão ganhando.

Na última semana, a BTC viu um aumento de 15,11%, ETH 19,92%, XRP 25,6% e LTC 35,77%. Outras moedas importantes na lista dos 10 melhores por capitalização de mercado de moedas experimentaram um aumento nos últimos sete dias.

E enquanto o preço do ouro está praticamente inalterado em comparação com o início deste ano, de acordo com o autor, “o Bitcoin está se transformando no novo ouro”. O que está acontecendo exatamente? Mourdoukoutas explica que o que esta guerra comercial sinaliza para os investidores preocupados é a falta de globalização, por assim dizer, o que é vital para eles, então eles estão cada vez mais “buscando abrigo em criptomoedas”.

Voltando um pouco no tempo, aqui está o contexto, conforme explicado pelo Professor: Tesouros dos EUA serviram como reserva de valor por anos durante os tempos incertos causados ​​por eventos geopolíticos globais, incluindo guerras comerciais. “É por isso que os títulos do Tesouro dos EUA também aumentaram junto com o Bitcoin, com o aumento das tensões entre o comércio entre os EUA e a China nos últimos meses”. Os países que negociaram superávits com os EUA armazenariam seus excessos de dólares nos mercados de títulos dos EUA. “A China estacionou mais de um trilhão em títulos do Tesouro dos EUA”, diz Mourdoukoutas, acrescentando que “Pequim pode começar a vendê-los se a guerra comercial aumentar”, o que “pode ​​ser otimista para os Treasuries concorrentes e para o Bitcoin”.

Citando Ruggero Gramatica, CEO da startup Yewno, o autor explica que, caso os títulos fossem vendidos, esse dinheiro iria para outros títulos do Tesouro, como títulos alemães e títulos do governo japonês”. O ouro ainda permanece como uma alternativa, mas com muito menos retorno, liquidez e altos custos de transporte.

Bitcoin, no entanto, poderia servir como uma reserva alternativa de valor, o que elevaria seus preços. O BTC e outras criptomoedas são “indiscutivelmente uma reserva de valor superior devido à sua durabilidade, oferta limitada, inflação previsível e facilidade de transferência”, diz Gramatica.

Enquanto isso, outros pontos também foram levantados no mercado de crptomoedas, como a guerra comercial afeta a mineração e os novos mineradores.

Enquanto isso, há um tempo, Arthur Hayes, co-fundador e CEO da plataforma de negociação de criptomoedas BitMEX, declarou como uma depreciação brusca e repentina do yuan poderia levar ao início de outro mercado altista épico.

Outro fator que vem preocupando diversos investidores é o chamado halving, no entanto, a redução na recompensa pela mineração não é tão preocupante quanto parece. Entenda o fenômeno lendo este artigo.

Fonte: Crypto News